BR 317 é bloqueada em protesto por Avenida de Brasiléia

BR foi bloqueada nas primeiras horas desta terça, dia 8 – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Os empresários do movimento S.O.S Marinho Montes, cumpriram a meta que seria interditar a BR 317 (Estrada do Pacífico) na manhã desta terça-feira, dia 8 de março. Vários veículos e toras de madeiras foram usado para impedir a passagem de qualquer meio de transporte que queira sair, ou entrar na cidade.

O motivo do bloqueio, dar-se-á pelo não início e concretização dos trabalhos do trecho que passa pelo meio do centro comercial ali existente. A obra vem sendo motivo de disputa por parte do governo do Acre, que tentou tomar de assalto a no final do mês de fevereiro, onde tentou proibir a prefeitura de tentar dar continuidade aos trabalhos, tão logo seja liberados as emendas.

Segundo a assessoria, o Ministério do Transporte prometeu a liberação de parte da emenda na segunda quinzena do mês em curso. “Tão logo seja liberada, será feita licitação em caráter emergencial para iniciar os trabalhos. Temos a garantia da liberação e estamos de portas abertas para quem quiser ajudar”, disseram.

Troncos de árvores e veículos foram usados para o bloqueio da BR 317 – Foto: Alexandre Lima

“Vieram aqui e prometeram que iriam fazer a obras e não saiu do discurso. Estamos cansados de promessas. Estamos fazendo uma campanha para que as autoridades vejam que não estamos brincando com nossas reivindicações. O bloqueio não tem data para o término e estamos com apoio popular, agindo dentro dos nossos direitos e da ordem”, disse um dos organizadores.

Inicialmente, foi dito que o tráfego seria aberto para ônibus, carros pequenos e ambulâncias, mas, o bloqueado parou qualquer tipo de veículo. A Polícia Militar está presente apenas observando para garantir que a ordem seja mantida.

Segundo o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Fredson, estará tentando garantir com os organizadores, o tráfego de viaturas policiais e ambulâncias caso seja necessário. Para os passageiros de ônibus intermunicipais, estão sendo realizados a troca de veículos para continuem a viajem nos dois sentidos da BR.

Policiamento foi mantido no local para garantir a ordem – Foto: Alexandre Lima

A preocupação no momento, fica para as carretas de combustível que abastecem o lado boliviano de Cobija, capital do estado vizinho de Pando, que utilizam a BR. Além de abastecer os veículos, as termoelétricas que fornecem energia para mais de 70 mil habitantes, que podem parar caso o bloqueio dure mais de três dias.

“Estamos esperando uma posição das autoridades competentes sobre a nossa situação. Não estamos defendendo partido A ou B aqui. O governo mentiu para nós e o Município espera a liberação das verbas e já não aguentamos mais essa situação na Avenida”, desabafou um dos comerciantes.

Troncos de árvores foram usados para bloquear a BR por quase 10 horas - foto: Alexandre Lima

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima