Bope comemora 22 anos de atuação no estado

No próximo dia 25 de agosto o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre (PMAC) completa 22 anos no cumprimento da missão de servir e proteger a sociedade acreana. Para celebrar a data, a unidade especializada inicia uma série de atividades, que iniciaram nesta terça-feira, 7, com a realização de um culto ecumênico, na sede do batalhão.

O evento religioso, que tradicionalmente dá abertura às comemorações, reuniu comandantes de unidades, oficiais, praças e familiares, que puderam agradecer e louvar a Deus pela proteção aos integrantes do batalhão, bem como de toda a PMAC.

A programação continua: nos dias 14 e 18 de agosto haverá dois torneios de futebol, o primeiro apenas entre militares e o outro aberto ao público, respectivamente. Também estão previstos torneio de jiu jitsu, formatura alusiva à data, além do “Corridão” do Bope, que encerra as atividades no dia 08 de setembro.

História do BOPE

Com a missão de intervir em situações de crise, a unidade especializada que existe atualmente foi criada em 28 de março de 1990, a partir do Decreto nº 155, como Companhia de Operações Especiais (COE), mas somente em 1996 passou a funcionar de fato, em caráter provisório no Quartel do Comando Geral, como Companhia Independente. Em 1999, ganha sede própria.

Com a publicação da Lei nº 2001/2008, regulamentada pela Portaria nº 425/DRHM, de 05 de agosto de 2010, a COE passa a funcionar como Batalhão de Operações Especiais (Bope), unidade subordinada ao Comando de Policiamento Operacional (CPO I).

Atualmente comandada pelo major Assis dos Santos, essa unidade da Polícia Militar do Acre (PMAC) é composta por três subunidades: a Companhia de Operações Especiais (COE), Companhia de Choque (CPChoq) e Companhia de Policiamento com Cães (CPCães).

O Bope prima pela permanência da Doutrina de Operações Especiais e nesses 22 anos de existência, já atuou em diversas missões específicas, entre elas, operações em presídios, resgate de reféns e operações rurais.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria PMAC