Bombeiros adquirem novos equipamentos para resgate de vitimas

Marcelo Torres

Para dar mais segurança durante aos resgates, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) iniciou nesta sexta-feira, 30, a entrega de novos equipementos para todos os batalhões do Estado. Cada regional vai receber um kit composto por macas sked (tipo envelope), macas cesto, novos extintores e kit’s para controles de desastres.

A primeira entrega foi realizada no 5º Batalhão de Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal (5º BPCIF), em Epitaciolândia. Um dos principais materiais para auxiliar no resgate é a maca sked, pois a vitima ao ser colocada no equipamento o mesmo faz a mobilização envelopando a pessoa para que facilie o trabalho dos socorristas e a segurança do paciente.

“Esse modelo de maca foi aprovado para utilização durante a Copa do Mundo e já é bastante utilizada nas regiões Sul e Sudeste do país. Ela auxilia e muito o resgate e salvamento, porque ela é feita de um material ultrafino e resistente. A vantagem é que quando colocamos a vítima, imobilizamos ela sem necessidades de ataduras ou coisas do tipo. Ela pode ser utilizada tanto em salvamentos urbanos quanto na selva”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Gundim.

De acordo co o comandante do 5º Batalhão, Capitão Fernandes, esse investimento ajudará a fazer o resgate e transporte de pessoas que estão em ambientes de difícil acesso e por ventura apresentem uma fratura.

“A comunidade acreana é a maior beneficiada com esse novo aparelhamento, pois a cada dia, o Estado investe nos batalhões do Corpo de Bombeiros visando modernizar ainda mais e, consequentemente, ofertar segurança durante as nossas ações”, destacou o comandante do 5º BPCIF, capitão Valdemir Fernandes.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima