De acordo com informações passadas pela polícia, a família vinha do município de Plácido de Castro para Rio Branco quando foram surpreendidos por dois homens em uma motocicleta. A dupla após terem disparado várias vezes contra o casal de idosos fugiu levando uma bolsa com dinheiro e outros objetos.
Santiago Tuco ainda foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital de Senador Guiomard. Sua esposa, ferida com um tiro na perna e um outro de raspão na cabeça, permanece internada no hospital, sem risco eminente de morte. O filho e a nora não foram feridos.
Uma guarnição da Polícia Militar fez patrulhamento na região à procura dos criminosos, mas não conseguiram localizar os autores do crime. O corpo da vítima fatal será recolhido por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML), e levado para a sede da instituição, onde será submetido aos devidos procedimentos e em seguida ficar disponível para a família fazer o velório aqui no Brasil ou realizar o translado para o país vizinho.