Acre
Bocalom deixa em aberto possível candidatura ao governo do Acre em 2026
Prefeito reeleito de Rio Branco afirma que prioriza atual mandato, mas não descarta disputa ao Palácio Rio Branco se houver consenso na direita

Apesar de não confirmar oficialmente a pré-candidatura, o prefeito já começa a ser apontado como um dos nomes mais fortes para suceder Gladson Cameli. Foto: assessoria
Em entrevista ao podcast Em Cena, do portal ContilNet, o prefeito reeleito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), sinalizou que pode entrar na corrida pelo governo do Acre em 2026.
Apesar de destacar seu foco no atual mandato à frente da capital, o gestor não descartou a possibilidade caso haja união das forças políticas de direita no estado.
“Se lá na frente a direita do Acre achar que o Bocalom deve ir, a gente vai. Mas por enquanto, quero continuar como prefeito”, afirmou.
O comentário surge em um cenário de articulações que inclui nomes como o do senador Alan Rick e da vice-governadora Mailza Assis, ambos do mesmo espectro político.
Com cinco mandatos no Executivo — três na zona rural (interior), e dois na capital —, Bocalom ressaltou sua afinidade com a gestão municipal: “Gosto de ser prefeito porque aqui a gente impacta diretamente a vida das pessoas”. Apesar de não oficializar pré-candidatura, ele já é visto como um dos nomes fortes para suceder o governador Gladson Cameli (PP), que cumpre seu segundo mandato.
Principais declarações:
- “Se a direita achar que devo ir, a gente vai”: Bocalom condiciona candidatura ao apoio unificado do campo político
- Prioridade imediata: Concluir obras e projetos em Rio Branco, onde está no quinto mandato eletivo (três na zona rural e dois na capital)
- Vantagem executiva: Destacou preferência por cargos com impacto direto na população – “Como prefeito, você vê o resultado do seu trabalho na vida das pessoas”
Cenário político:
O nome do gestor surge em meio a articulações da direita acreana, que conta com outros potenciais candidatos:
• Alan Rick (ex-deputado federal, atualmente senador)
• Mailza Assis (ex-senadora, atual vice-governadora)
O movimento ocorre enquanto o governador Gladson Cameli (PP) cumpre seu segundo e último mandato consecutivo.
Próximos passos:
Analistas apontam que Bocalom busca se fortalecer com a gestão municipal antes de decisão definitiva. A definição do quadro sucessório deve ganhar forma com as movimentações politicas no segundo semestre, antes do início politicamente agitado de 2026.
“Ele já demonstrou capacidade eleitoral ao ser reeleito no primeiro turno. Agora, o desafio é transformar isso em capital político estadual”, avalia Everton Damasceno, jornalista que conduziu a entrevista.
Especialistas em política acreana observam que o prefeito Tião Bocalom (PP) está traçando uma estratégia calculada: enquanto fortalece sua imagem com obras e ações na capital, mantém aberta a porta para uma candidatura ao governo do estado.
O tabuleiro sucessório começa a ganhar contornos mais definidos:
- Bocalom aparece como nome natural do PP, partido do atual governador Gladson Cameli
- A direita acreana ainda busca unificação para evitar divisão de votos
- O segundo semestre deve ser decisivo para as alianças estaduais
“2026 começa cedo no Acre”
Às articulações que movimentam o cenário, mantém o discurso do prefeito em priorizar Rio Branco, mas suas ações – como intensificar agenda em municípios do interior e na capital – com projeto estadual em construção, deve ocorrer após o Natal/Ano Novo, quando o calendário político entrará em ritmo acelerado em 2026.
Comentários
Acre
Prefeito de Rio Branco convoca reunião de emergência após nova subida do nível das águas do Rio Acre
A Prefeitura de Rio Branco informa que, de acordo com a medição realizada às 15h desta terça-feira (13), o nível das águas do Rio Acre atingiu 13,30 metros na capital acreana, ficando a apenas 20 centímetros da cota de alerta e 70 centímetros da cota de transbordamento.
Dados recentes indicam uma elevação significativa do nível das águas do rio nos municípios da região do Alto Acre. Nas últimas horas, o Rio Acre apresentou subida superior a 2 metros em Brasiléia e mais de 4 metros em Assis Brasil. Segundo avaliação das equipes técnicas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, esse comportamento reflete diretamente no cenário observado em Rio Branco nas últimas 48 horas. Diante desse contexto, a capital acreana entra em estado de alerta.
O levantamento prévio realizado pela Defesa Civil Municipal aponta que a possibilidade de transbordamento nos próximos dias é considerada alta, em razão do volume de chuvas e da elevação acelerada do rio.
Em preocupação a esse cenário, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência com todo o secretariado municipal, com o intuito de alinhar ações, reforçar o monitoramento e garantir a pronta resposta da gestão municipal.
A Prefeitura de Rio Branco informa ainda que, por determinação do prefeito Tião Bocalom, a Defesa Civil reforça ainda mais o monitoramento do nível das águas do Rio Acre — acompanhando também o nível de chuvas em outras regiões, principalmente aquelas que causam impacto direto na capital.
Nas próximas horas, será divulgado um balanço atualizado da situação, bem como as estratégias e medidas que estão sendo adotadas para assegurar a proteção e o cuidado com a população.
A gestão municipal reforça que permanece atenta, preparada e mobilizada para agir com rapidez, priorizando a segurança e o bem-estar das famílias rio-branquenses.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil avança na construção de casas populares e infraestrutura urbana
A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo fortemente em habitação e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito Jerry Correia, juntamente com o vice-prefeito Reginaldo Martins, o secretário municipal de Obras e o secretário de Planejamento, estiveram no bairro KM 2 acompanhando de perto o andamento das obras de construção de casas populares no município.
No local, estão sendo construídas 11 casas populares, que já contam com um projeto completo de infraestrutura, incluindo asfaltamento das ruas, posteamento e sistema de saneamento básico, garantindo mais dignidade e segurança às famílias beneficiadas.
Além disso, outras 11 casas já foram concluídas, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado do Acre, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento urbano e social de Assis Brasil.
O prefeito Jerry Correia destacou ainda que o município já garantiu recursos para a construção de mais 25 casas no bairro KM 2, ampliando o alcance do programa habitacional. Outro importante investimento será realizado na parte baixa da cidade, onde está previsto um novo lote com 30 casas populares, beneficiando ainda mais famílias assis-brasilenses.
“Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para levar moradia digna e infraestrutura completa à nossa população. Esses investimentos representam mais qualidade de vida e desenvolvimento para Assis Brasil”, ressaltou o prefeito.
A gestão municipal reafirma seu compromisso em continuar buscando parcerias e recursos para fortalecer as políticas públicas de habitação e promover o crescimento ordenado do município.
Comentários
Acre
Vídeo: Prefeitura de Rio Branco entra na fase final de concretagem do Elevado da AABB
O elevado Mamedio Bittar, na Estrada Dias Martins, está com mais de 90% da obra concluída. A Prefeitura de Rio Branco já finalizou, na manhã desta terça-feira (13), todo o pavimento em concreto da pista, com 278 metros de extensão, além de parte da iluminação, que vai dar mais modernidade ao projeto.

Na manhã desta terça-feira (13), foi concluído todo o pavimento em concreto da pista, que possui 278 metros de extensão, além de parte do sistema de iluminação, conferindo mais modernidade ao projeto. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população.
“O fluxo nessa região é muito intenso. Com o elevado, a mobilidade da cidade vai ficar mais folgada, permitindo deslocamentos com mais tranquilidade. O prefeito tem demonstrado que aquilo que ele se compromete a fazer, ele cumpre”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando serão finalizadas as laterais da estrutura. Após essa fase, o projeto entra oficialmente na etapa final acabamento, que inclui serviços de urbanismo na área situada abaixo do elevado.
Cid Ferreira afirmou ainda que a parte estrutural da obra estará totalmente concluída após o término da concretagem e garantiu que a inauguração ocorrerá até o fim do primeiro trimestre deste ano, conforme determinação do prefeito.

Próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando será finalizada a última concretagem, referente ao acabamento das laterais da estrutura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Com a conclusão dessa etapa estrutural, seguimos imediatamente para os acabamentos e o urbanismo. A meta é entregar essa obra de grande utilidade para a cidade até o mês de março”, concluiu.





























Você precisa fazer login para comentar.