Bittar participa de reuniões nos municípios do Juruá e Alto Acre; palavra de ordem é ‘unidade em 2016’

Partidos de oposição no Alto Acre caminham para consenso; Bittar se reuniu com lideranças de quatro municípios

Marcio Bittar participou de várias reuniões no interior do estado/Fotos: ContilNet

O presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Marcio Bittar, começou o ano visitando os municípios acreanos. Acompanhado da esposa, Marcia e dos membros da executiva regional do PSDB, Marieldo Alves e Edson Siqueira, o tucano esteve cinco dias no Vale do Juruá, onde participou de reuniões com partidos da oposição e da festa de casamento do amigo e pecuarista, Marceli Tomé.

Na quarta-feira (3), Bittar se reuniu com lideranças de vários partidos em Assis Brasil para falar sobre as eleições deste ano, e da atual situação política e econômica vivida pelo País. O encontro, organizado pelo ex-prefeito Antônio Barbosa de Souza, o Zum, contou om a presença do vice-prefeito Zé do Posto, vereadores, secretários municipais e outras lideranças.

Em Brasileia, Bittar conversou com lideranças do PMDB, entre elas o prefeito Everaldo Gomes e Aldemir Lopes. O tucano ainda teve encontros om o representante do Partido Progressista na cidade, Joelson Pontes, do PR, Emerson Leão, Antônio Pacheco, do PSD, além de representantes do Democratas e de outros partidos.

Militantes e lideranças da oposição se reúnem em Assis Brasil

“Sempre que posso venho ao interior para encontrar amigos e lideranças políticas que querem saber como as coisas estão se encaminhando no cenário regional e nacional. As pessoas estão se reunindo, discutindo sobre a formação das chapas que serão apresentadas em outubro deste ano para disputar as prefeituras. Tenho dito por onde passo que continuo com o mesmo desejo, de ver a oposição unida, no mesmo palanque, mas não posso deixar de dizer também que estarei onde o PSDB estiver, porque vou ter que estar com o meu partido”, comentou ele.

Bittar lembrou que, com a divisão da oposição em Brasileia nas eleições passadas, não teve como apoiar Everaldo Gomes porque o PSDB, seu partido, lançou um candidato. “Não esqueço que mesmo não tendo recebido o meu apoio, Everaldo foi uma das pessoas que mais me ajudou quando disputei o governo do Estado em 2014. Este ano, sinto que tudo pode ser diferente, percebo a vontade e a disposição das pessoas em marcharem unidas. Há muitos anos venho defendendo essa unidade por entender que este é o melhor caminho para se chegar à vitória ”, declara Bittar.

Lideranças de Epitaciolândia alam em unidade nas eleições de 2016

“Há pessoas que culpam o Everaldo pelo estado crítico da avenida Marinho Monte, que é uma passagem (estrada) de responsabilidade do governo federal. Por que os prefeitos do PT que passaram quase 15 anos na prefeitura de Brasileia não pavimentaram aquele trecho, se eles tinham governador e presidente da República, todos deste partido?, questiona.

Para Bittar, as lideranças da oposição precisam estar atentas também para o projeto nacional, que vem sendo construído pelo PSDB e por outros partidos da oposição. “Temos que estar com um olho aqui, mas o outro tem que estar no projeto nacional. Caminhamos para ganhar a eleição em 2018, onde meu líder, o Aécio Neves, ajuda neste projeto e é um dos nomes mais bem avaliados em todas as pesquisas de opinião pública para ser o próximo presidente do Brasil. Aécio sabe que o Acre precisa de investimentos para começar a produzir, gerar riquezas, e com certeza irá ajudar no desenvolvimento do nosso Estado”, lembra o tucano.

Everaldo: “Meu nome não é problema”

Everaldo diz que seu nome não é problema

O prefeito Everaldo Gomes (PMDB) questionou a Frente Popular do Acre sobre as críticas que vem sofrendo, principalmente por causa da situação crítica da avenida Marinho Monte, mas não deixou de fazer um desabafo às lideranças dos partidos de oposição que também criticam sua administração.

“Temos alguns aliados que nos tratam como adversários, que nos criticam principalmente por causa da situação da Avenida Marinho Monte e de outas ruas da cidade que precisam de recuperação urgente. Essas pessoas esquecem que, além da herança maldita que recebemos, com uma prefeitura quebrada e a cidade praticamente abandonada, ainda enfrentamos a pior enchente de todos os tempos. Gostaria que olhassem com mais carinho para o trabalho que estamos fazendo, como as calçadas, escolas, postos de saúde, aquisição de equipamentos agrícola, a luta para pavimentar a Marinho Monte, que é um trecho do governo federal, por se tratar de uma estada federal, e outros investimentos que o município vem recebendo. Sei que temos uma eleição este ano, onde alguns nomes da oposição já se apesentaram como pré-candidatos. Quero dizer que meu nome não será problema, estou disposto a colaborar no sentido de construir uma aliança forte para não entregarmos a prefeitura para o PT, que destruiu Brasiléia e está destruindo o Brasil”, disse o prefeito.

Joelson Pontes (primeiro à direita) é pré-candidato pelo PP

Unidade é a palavra de ordem

A maioria dos políticos de quase todos os municípios do Alto Acre vem falando uma só língua: unidade. Joelson Pontes, do PP, garante que as lideranças estão maduras e decididas a lançar uma única chapa para disputar a prefeitura de Brasileia.

“As oposições em Brasileia estão dando uma demonstração de maturidade. Reunimos vários partidos em um encontro coordenado pelo PSDB, do nosso líder Marcio Bittar, onde discutimos sobre vários temas, ente eles as eleições 2016. Sabemos que o PMDB está na prefeitura, mas estamos conversando para chegarmos a um consenso. Vamos fazer uma pesquisa de opinião pública, e o nome que a população escolher poderá ser o candidato. Tenho certeza que iremos apesentar uma única chapa para disputar a prefeitura”, disse Joelson Pontes, que é pré-candidato do PP em Brasileia.

Congregando com o mesmo pensamento de Pontes, o pré-candidato do PR, Emerson Leão, diz que as lideranças de Brasileia estão se entendendo para lançar chapa única para a disputa em 2016. “Ficamos felizes com a presença do nosso amigo Marcio Bittar, ele está andando e ouvindo as lideranças dos municípios, esta é a segunda vez que sentamos para discutir sobre as eleições deste ano. Em Brasileia, as oposições vão se unir para disputar a prefeitura. Quem estiver melhor nas pesquisas deverá ser o candidato”, comenta Leão.

O delegado de polícia Sérgio Lopes (PSDB), considerado um dos nomes mais bem avaliados para disputar a prefeitura de Epitaciolândia nas eleições deste ano, retirou sua pré-candidatura na última sexta-feira (4). Lopes deverá apoiar o nome apontado como favorito em uma pesquisa de opinião pública.

“Tivemos hoje uma importante e produtiva reunião com liderança representando cinco partidos grandes, que têm representatividade na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado. Estamos construindo este processo e vamos chegar a um entendimento. Temos nomes com grande possibilidade de ganhar a prefeitura em 2016. Estamos nos reunindo para chegarmos a um consenso. Temos agora três pré-candidaturas, mas iremos chegar ao entendimento”, disse Lopes à ContilNet.

Vereador José Augusto agradece Bitta pela atenção aos municípios

Em Capixaba, o vereador Rômulo Soares (PP) agradeceu ao ex-deputado Macio Bittar pela atenção que ele tem dispensado aos partidos de oposição. “O PP tem uma relação muito harmoniosa om o PSD, que melhorou muito a sua representação no município. O objetivo aqui é caminhar para a unidade”, disse Soares.

O ex-vereador José Augusto (PP), que nas eleições municipais passadas perdeu a eleição por falta de unidade das oposições, disse que continua preparado para enfrenta o desafio mais uma vez. Augusto também elogiou o esforço de Bittar para uni as oposições e disse que como o seu nome, existem outros em avaliados no município. “Continuo preparado, mas temos nomes como o Rômulo e outros colegas que também representam em a oposição”, frisou.

Em Capixaba, Bittar esteve com lideranças do PSD, DEM, PP e Solidariedade

O presidente do PSDB, José Nilton, oi bastante aplaudido quando disse que o time da oposição em Capixaba é muito om. “Se estivermos juntos, temos capacidade de ri para uma campanha e convencer o eleitor que o nosso projeto é o melhor para o município. Na eleição passada nós cometemos erros, mas agora nossa hora chegou”, avisa.

Para o vereado Diego Paulista, se as lideranças de outros municípios tivessem o empenho que Capixaba teve nas eleições passadas, o oposição já estaria governando o Acre. “Faltou garra nos outros municípios, faltou atitude. Maio, você é um líder, obrigado pela atenção que sempre dispensou ao nosso município”, comentou Diego.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima