Pedro Henrique, conhecido como “Berranteiro das Américas”, entrou no Brasil pelo Acre – Foto: Alexandre Lima
Pedro Henrique saiu do Texas rumo à Festa do Peão de Barretos e foi recebido com emoção em Assis Brasil e Brasiléia
Uma aventura marcada por emoção, superação e solidariedade tem chamado a atenção de milhares de pessoas em diversos países. O brasileiro Pedro Henrique, conhecido como “Berranteiro das Américas”, entrou no Brasil pelo Acre após percorrer milhares de quilômetros desde o Texas (EUA) com destino final à Festa do Peão de Barretos (SP), tradicional evento sertanejo realizado no mês de agosto.
A jornada começou há cerca de um ano e meio, quando Pedro deixou o Brasil dirigindo uma caminhonete, acompanhado de seu cão Sebastião, da raça Border Collie. Desde então, atravessou nove países, conheceu culturas, idiomas e, sobretudo, recebeu demonstrações de carinho e apoio popular por onde passou, sempre anunciando sua chegada ao som do berrante.
Após percorrer cerca de 3.600 quilômetros pelo Peru, Pedro entrou no território brasileiro pelo município de Assis Brasil, na sexta-feira, 30 – Foto: Alexandre Lima
Durante a viagem, Pedro viveu momentos marcantes, incluindo o encontro com a cantora Ana Castela, na Colômbia. Também enfrentou dificuldades, especialmente no Panamá, onde quase precisou interromper o projeto ao ser obrigado a se separar de seus animais por conta de exigências sanitárias. Com o apoio de brasileiros, que ajudaram a custear o translado, ele conseguiu garantir que os animais sejam reencontrados em breve. Em alguns trechos, contou ainda com a solidariedade de pessoas que emprestaram animais para que a viagem pudesse continuar.
Assis Brasil, ele percorreu aproximadamente 110 quilômetros pela BR-317, a Estrada do Pacífico, até chegar a Brasiléia, neste domingo (1º de fevereiro) – Foto: Alexandre Lima
Após percorrer cerca de 3.600 quilômetros pelo Peru, Pedro entrou no território brasileiro pelo município de Assis Brasil, na sexta-feira, 30, momento em que não conteve a emoção. Em lágrimas, celebrou o retorno ao país natal, destacando a alegria de voltar a falar sua língua e saborear o tradicional feijão com arroz brasileiro.
De Assis Brasil, ele percorreu aproximadamente 110 quilômetros pela BR-317, a Estrada do Pacífico, até chegar a Brasiléia, neste domingo (1º de fevereiro), onde foi calorosamente recepcionado pela população local. O aventureiro deve permanecer alguns dias na cidade para descanso antes de seguir viagem até Rio Branco, trajeto que deve levar de três a quatro dias.
A acolhida em Brasiléia repetiu o que tem acontecido ao longo de toda a jornada: recepções calorosas, admiração pelo projeto e demonstrações de apoio ao Berranteiro das Américas, que segue encantando pessoas com sua simplicidade e apego às tradições.
De volta ao Brasil (pelo Acre), Pedro segue montado em uma mula, reforçando a conexão com a cultura e resgatando as raízes – Foto: Alexandre Lima
A aventura pode ser acompanhada pelas redes sociais, onde Pedro compartilha histórias, emoções e registros do percurso. A viagem se aproxima do fim, mas promete ainda novos capítulos simbólicos. Agora de volta ao Brasil, Pedro segue montado em uma mula, reforçando a conexão com a cultura e resgatando as raízes históricas de uma jornada que já entrou para a memória de quem acompanha essa odisseia pelas Américas.
De Assis Brasil, ele percorreu aproximadamente 110 quilômetros pela BR-317, a Estrada do Pacífico, até chegar a Brasiléia, neste domingo (1º de fevereiro)
ACESSE SUAS PÁGINAS:
https://www.youtube.com/@BerranteiroBR
Ícone de linkLoja do Berranteirowww.berranteiro.com.br