fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

BC recebe mais de 5 milhões de consultas sobre dinheiro esquecido

Publicado

em

Nova fase tem recursos que não estavam nos lotes de 2022

 

Mais de 5 milhões de consultas foram feitas no primeiro dia de reabertura do sistema de valores esquecidos em bancos, informou nesta quarta-feira (1º) o Banco Central. Mas a maioria, 73,4%, não encontrou dinheiro esquecido.

site Valores a Receber (SVR), administrado pelo BC, registrou 5.067.914 consultas, e dessas, 26,6% foram positivas, ou seja, havia recursos a serem resgatados.

O sistema foi reaberto nesta terça-feira (28). Os saques ocorrerão a partir de 7 de março.

De acordo com o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber.

Melhorias

O sistema tem novidades, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no WhatsApp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR. Também haverá uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.

Há possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.

O sistema informa a instituição responsável e a faixa de valor. Também haverá mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações como valor, data e CPF de quem fez o pedido.

Fontes de recursos

A nova fase do SVR incluiu fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Além dessas fontes, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques no ano passado: contas corrente ou poupança encerradas; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente; e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.

Golpes

Nesta fase do programa, o Banco Central aconselha o correntista a ter cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. O órgão esclarece que todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos, que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

O BC também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contactar o cidadão. O órgão pede que nenhum cidadão forneça senhas e esclarece que ninguém está autorizado a fazer esse tipo de pedido.

Edição: Fernando Fraga

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Waleska Karolaine conquista título do Campeonato Brasileiro de Luta Livre

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Waleska ganha mais um título importante na sua caminhada no mundo da luta

A acreana Waleska Karolaine (Miragina/Wcar Multimarcas) conquistou nesse domingo, 21, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, o título do Campeonato Brasileiro de Luta Livre Esportiva. A atleta finalizou a sua adversária com uma mata leão aos 35 segundos de combate.

“Tenho me testado em vários torneios e vencer no mundo da luta é fundamental. Essa temporada é importante e ainda terei grandes desafios”, avaliou a acreana.

MMA

Waleska Karolaine espera fazer entre três e quatro lutas de MMA na temporada 24 e espera a definição das adversárias.

“Minha equipe trabalha nos bastidores para disputarmos o melhor evento. Esse é um processo importante e sigo treinando forte todos os duas”, afirmou Waleska Karolaine.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vasco enfrenta o São Francisco e precisa vencer para seguir com chances

Publicado

em

O Vasco enfrenta o São Francisco nesta segunda, 22, a partir das 15h30, no Florestão, no jogo programado para fechar a 4ª rodada do segundo turno do Campeonato Estadual. O Vasco ocupa a 5ª colocação com 2 pontos e uma vitória mantém as possibilidades da equipe seguir na disputa do título. O São Francisco entra em campo somente para cumprir tabela.

No ataque

O técnico Maurício Carneiro montou o Vasco no ataque visando o confronto.

“Gosto dos meus times atuando de maneira ofensiva. Precisamos caprichar nas finalizações para podermos seguirmos com chances”, comentou o treinador.

Elenco reduzido

Sem chances de lutar pelo título, a diretoria do São Francisco começa a reduzir os custos na reta final do segundo turno.

O técnico Douglas Barboza deve ter o elenco reduzido para o duelo contra o Vasco.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência vence o Rio Branco e coloca as mãos na taça

Publicado

em

O Independência derrotou o Rio Branco por 1 a 0 neste domingo, 21, no Florestão, por 1 a 0, com gol do atacante Leozinho e assumiu a liderança do segundo turno do Campeonato Estadual com 7 pontos e dois gols de saldo. O resultado deixou o Tricolor de Aço com as mãos na taça de 2024.

Independência dominou

Com um time ofensivo desde o início, o Independência procurava o gol e o Rio Branco tentava controlar a partida. O Tricolor criou as melhores chances no primeiro tempo, mas não conseguiu marcar.

Na segunda etapa, o técnico Eric Rodrigues tornou a equipe mais ofensiva. Aos 40, o atacante Leozinho se livrou dos marcadores e bateu cruzado para decidir o clássico.

Chance de ser campeão

O empate entre Humaitá e Galvez por 2 a 2 deu ao Rio Branco a possibilidade de ser campeão com uma rodada de antecipação. Contudo, o Estrelão fez uma partida abaixo e, agora, terá um duelo com Humaitá na última rodada para decidir uma vaga nas competições nacionais em 2025.

Fala, Leozinho!

“Trabalhamos muito para chegar nesse momento. Enaltecer o nome de Deus pela força para esse grupo. Nós sabemos as dificuldades do dia a dia e esse resultado nos deixa próximos do nosso objetivo”, comentou Leozinho.

Próximos jogos

Humaitá x Rio Branco

Independência x São Francisco

Na quinta, 25, a partir das 15h30, no Florestão

Galvez x Vasco

Na sexta, 26, às 15h30, no Florestão

Classificação

1º Independência 7 Pts

2º Rio Branco 7 Pts

3º Humaitá 6 Pts

4º Galvez 5 Pts

5º Vasco 2 Pts

6º São Francisco 1 Pt

Comentários

Continue lendo