Conecte-se conosco

Cotidiano

Bando de pássaros cruzam o céu de Epitaciolândia e chamam a atenção de internautas

Publicado

em

 

Na manhã desta terça feira foi registrado pelo internauta e radialista Ermerson Frazão, um bando de pássaros cruzando o céu sobre a cidade de Epitaciolândia, o fato chamou a tenção de vários internautas que achavam que se tratava de urubus, porem são Tuiuiús ou Jaburus, esse fenômeno ocorre sempre nos meados de março e marca o anuncio da aproximação do verão amazônico.

Quem mora ou já morou na zona rural conhece muito bem esse fenômeno, os mais antigos usavam essa apresentação da natureza para definir que o verão já estava perto.

Mais porquê os Tuiuiús ou Jaburus voam tão grande distância? O fenômeno acontece devido as cheias em determinadas regiões amazônicas e a seca em outras regiões, então os pássaros migram para os locais em vazante pois lá, os alimentos que consiste em pequenos peixes, crustáceos e sapos são mais abundantes.

Certamente os Tuiuiús ou Jaburus vão para os pequenos lagos que começam a se formar nas margens dos Rios Camarano, Chupamano e Tauamano dentre outros mananciais nessa região. Por isso, cruzam os céus nessa direção.

O Tuiuiú (Jabiru mycteria) é uma cegonha nativa das Américas Central e do Sul e comum no Brasil. Ele vive às margens de cursos d’água em áreas úmidas abertas, sendo o Chaco oriental, no Paraguai, e o Pantanal seus principais habitats.

O Jaburu é uma ave de corpo robusto e chega a medir 1,15m de altura. O bico, grosso e afilado na ponta, tem 30 cm de comprimento. O pescoço é preto e a parte do papo, dotada de notável elasticidade, é vermelha. A cor predominante das penas no indivíduo adulto, é branca.

Comentários

Cotidiano

Independência enfrenta o Andirá e vitória confirma vaga no returno

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: O meia Manga (bola) será uma das opções do Independência

Independência e Andirá se enfrentam neste sábado, 1º, a partir das 17 horas, no Florestão, em um duelo importante somente para o Tricolor. Uma vitória coloca a equipe do técnico Eric Rodrigues no segundo turno.

Rodar o elenco

O Independência realizou o último treinamento antes do confronto na manhã desta sexta, 31, no Marinho Monte, e o treinador Tricolor confirmou uma equipe alternativa.

O goleiro Matheus e o volante Pedro serão os únicos titulares para iniciar a partida.

Cumpre tabela

Eliminado do Estadual, o Andirá entra em campo somente para cumprir tabela.

Segundo o técnico João Paulo Lourenço, a equipe vai tentar marcar os primeiros pontos no Estadual.

Trio definido

Ruan Santos apita Independência e Andirá. Os seus auxiliares serão Iago Nascimento e Francisco Júnior.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Comissão disciplinar elimina Lourival Pinho e define final do Escolar de Futebol

Publicado

em

Depois de disputas no tapetão, final do Escolar finalmente foi confirmada

A comissão disciplinar da Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) eliminou o time da escola Lourival Pinho da disputa do Campeonato Escolar de Futebol. Segundo a análise realizada, inclusive, por técnicos da secretaria de Educação ocorreu uma adulteração nos documentos de um aluno inscrito pelo Lourival Pinho.

“Fizeram a mudança no sistema. Realizamos todo o processo investigativo com os técnicos da secretaria de Educação e tudo foi comprovado. Vamos encaminhar o processo para polícia e o Ministério Público”, declarou o presidente da FADE, João Renato Jácome.

CA e Dom Pedro

Colégio Acreano e Dom Pedro irão disputar o título do Campeonato Escolar de Futebol. O departamento técnico da FADE espera a liberação do campo B da Federação de Futebol para definir a data da decisão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz/Andirá faz 1º confronto contra o Fast dia 26 no Florestão

Publicado

em

Santa Cruz/Andirá ainda terá três semanas de treinamentos para o primeiro confronto

O departamento técnico da CBF confirmou as datas dos confrontos da 2ª fase da Copa do Brasil Sub-17. O Santa Cruz/Andirá vai enfrentar o Fast, do Amazonas, no dia 26 de abril, no Florestão, e a partida de volta será em Manaus, no Amazonas, no dia 3 de maio.

“Estamos trabalhando duro para esses dois jogos. A nossa missão é tentar chegar na terceira fase, que será um grande resultado”, avaliou o técnico Léo Raches.

Fez amistoso

O Santa Cruz/Andirá empatou com o Vasco por 1 a 1 nessa quinta, 30, na Fazendinha, em um duelo amistoso como parte da preparação.

“Esses amistosos são importantes porque enfrentamos equipes profissionais. A ideia é aumentar o nível de competição dos atletas”, explicou o treinador.

Chegada de reforços

A comissão técnica do Santa Cruz/Andirá avalia a chegada de reforços para os duelos contra o Fast. A prioridade é a contratação de um atacante.

Comentários

Continue lendo

Em alta