Foto: David Medeiros
Moradores do bairro João Eduardo e da região da Baixada da Sobral, em Rio Branco, estão sendo beneficiados com uma grande ação social promovida pela Igreja Batista Moriá, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A iniciativa teve início na manhã desta sexta-feira (20) e segue até sábado (21), até as 17h, oferecendo gratuitamente serviços de saúde, orientação jurídica, atendimentos sociais e atividades para a comunidade.
Foto: David Medeiros
A ação integra um conjunto de atividades de atenção básica e assistência, com o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços essenciais, para quem vive em áreas mais vulneráveis. Durante o evento, são disponibilizados atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, além de orientações sobre o Cadastro Único, Bolsa Família e serviços da Casa Rosa Mulher.
Foto: David Medeiros
“Essa é uma ação muito boa, principalmente para quem não tem como pagar exames e consultas”, relatou dona Maria Lenir, moradora do bairro Sobral, que buscou atendimento médico. Com dificuldades de locomoção devido a problemas na perna, ela aproveitou a oportunidade para realizar exames e se consultar.
Foto: David Medeiros
O vice-prefeito Alysson Bestene também esteve presente e ressaltou o caráter preventivo da ação. “Essa é a marca da gestão do prefeito Tião Bocalom, com ações de atenção primária à saúde, envolvendo as vans odontológicas, equipes da assistência social e, principalmente, a união entre poder público e igrejas, em um trabalho humanizado voltado às famílias.”
Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social, Ivan Ferreira destacou os serviços oferecidos à comunidade. “Hoje estamos aqui fornecendo o cadastro no CADÚnico, orientações sobre o Bolsa Família e com a presença da Casa Rosa Mulher, fornecendo atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais para a comunidade”, disse.
Foto: David Medeiros
O pastor Jobson, da Igreja Batista Moriá, explicou que o projeto nasceu da vivência nas comunidades e da percepção das múltiplas carências enfrentadas pelas famílias. “Uma criança que precisa de pediatra, um casal que busca apoio psicológico, uma pessoa que não sabe como acessar um benefício. A carência é de esclarecimento e acesso. A partir daí, reunimos voluntários — médicos, advogados, empresários — e formamos essa rede de apoio. Já estivemos no Jequitibá, Bahia, Portal da Amazônia, e hoje chegamos ao coração da Baixada”, afirmou.
A ação segue até este sábado (21), com atendimentos gratuitos abertos à população.