Cotidiano
Aviso do Inmet alerta para fortes chuvas em todo o Acre
Alerta do Inmet é válido até a manhã desta sexta-feira (13). Podem ocorrer ventos de até 60 km/h.

Aviso do Inmet alerta para fortes chuvas em todo o Acre — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre
Os acreanos devem ficar atentos porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deu alerta amarelo para fortes chuvas em todo o estado. O aviso é válido até a manhã sexta-feira (13).
Podem ser registrados até 50 milímetros de chuva por dia e ventos intensos podem chegar a 40 ou 60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) reforçou a previsão para esta sexta de um dia nublado com pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia nas cidades do oeste acreano.
Comentários
Cotidiano
Nível do Rio Acre continua subindo na capital na tarde desta quinta-feira; veja medição
Comentários
Cotidiano
Mailza Assis (PP) acredita em federação com União Brasil e destaca apoio unânime do partido
Vice-governadora do Acre afirma que decisão do PP já está tomada e aguarda posição do UB; aliança pode criar uma das maiores bancadas do Congresso

A federação entre PP e União Brasil tem potencial para reunir 109 deputados federais e 13 senadores, consolidando-se como uma das maiores forças políticas do país. Foto: cedida
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis (PP), manifestou otimismo em relação à formação de uma federação entre o Partido Progressista (PP) e o União Brasil (UB). Em visita à sede da Câmara Municipal de Rio Branco nesta quarta-feira (19), ela afirmou que o PP decidiu, de forma unânime, apoiar a aliança durante reunião realizada na terça-feira (18).
Ao contrário do senador Alan Rick (UB), que se mostrou cético em relação à federação, Mailza acredita que a união entre as duas legendas está próxima de se concretizar. “Está caminhando bem! Semana passada estivemos com o Ciro [Nogueira, presidente nacional do PP], onde ele falou das propostas e de como isso estava acontecendo internamente. O Partido Progressista reuniu ontem e, por unanimidade, todos os nossos parlamentares aceitaram compor a federação. Agora, aguardamos a decisão do União Brasil para celebrarmos essa união no momento certo”, declarou.
A vice-governadora destacou que, caso a federação seja confirmada, a aliança terá grande influência no cenário político nacional, tornando-se uma das maiores bancadas do Congresso. “Isso dá um poder enorme para esse projeto, e depois virá a discussão das chapas nos estados, algo que está bem alinhado e pode ser ajustado para beneficiar a todos”, completou.
A federação entre PP e União Brasil tem potencial para reunir 109 deputados federais e 13 senadores, consolidando-se como uma das maiores forças políticas do país. Enquanto o PP já deu sinal verde para a união, a decisão final depende do aval do União Brasil, que ainda deve deliberar internamente sobre o acordo.
Mailza Assis reforçou que a aliança está bem encaminhada e que o diálogo entre as partes tem sido produtivo. Agora, a expectativa é que o UB defina sua posição nos próximos dias, abrindo caminho para a formalização de uma das maiores federações partidárias da história recente do Brasil.
Comentários
Cotidiano
Gonzaga leva apoio a desabrigados pela cheia em Cruzeiro do Sul: “A Aleac deve ir onde o povo precisa”
O prefeito em exercício, Elter Nóbrega, destacou o apoio do deputado Gonzaga e da Aleac neste momento de dificuldade enfrentado por ribeirinhos do Juruá

A visita serviu para acompanhar de perto as condições que estão sendo oferecidas pela prefeitura às famílias desabrigadas e para levar apoio do Legislativo aos acreanos afetados pelas enchentes. Foto: assessoria
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, visitou nesta quinta-feira (20) abrigo montado em Cruzeiro do Sul para acolher vítimas das enchentes do Rio Juruá. O parlamentar esteve acompanhado do prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul, o presidente da Câmara Municipal, vereador Elter Nóbrega, e uma equipe da prefeitura.
Cruzeiro do Sul conta com 14 famílias indíngenas alojadas em abrigo montado na Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker. Ao todo, mais de 50 pessoas estão abrigadas no local recebendo suporte da prefeitura.
De acordo com Gonzaga, a visita serviu para acompanhar de perto as condições que estão sendo oferecidas pela prefeitura às famílias desabrigadas e para levar apoio do Legislativo aos acreanos afetados pelas enchentes.
“A Aleac está presente em todos os momentos do ano na vida dos acreanos e agora não seria diferente. Viemos acompanhar de perto a situação dessas famílias indígenas que foram alojadas em abrigo da prefeitura após terem suas moradias inundadas. Aproveitamos para levar apoio do Legislativo e reafirmar o comprimisso dos deputados com o bem estar da população”, disse o parlamentar.

O parlamentar esteve acompanhado do prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul, o presidente da Câmara Municipal, vereador Elter Nóbrega, e uma equipe da prefeitura. Foto: assessoria
O prefeito em exercício, Elter Nóbrega, destacou o apoio do deputado Gonzaga e da Aleac neste momento de dificuldade enfrentado por ribeirinhos do Juruá.
“Quero agradecer ao deputado Gonzaga pelo apoio do Legislativo nesse momento de sofrimento que essas famílias estão enfrentando. Visitamos o abrigo para saber as condições das famílias alojadas. O que queremos é dar conforto a essas pessoas desabrigadas”, disse o vereador.

O prefeito em exercício, Elter Nóbrega, destacou o apoio do deputado Gonzaga e da Aleac neste momento de dificuldade enfrentado por ribeirinhos do Juruá. Foto: assessoria
Você precisa fazer login para comentar.