Com o avanço das obras do Complexo Viário de Rio Branco, a Avenida Ceará será totalmente interditada a partir desta terça-feira (5) no trecho entre as ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto. O anúncio foi feito pelo Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), e pela Prefeitura da capital, via Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).
O investimento na construção ultrapassa R$ 30 milhões. De acordo com o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, a interdição vai se estender até janeiro de 2026, quando o tráfego será liberado pelas novas alças de acesso do viaduto. A conclusão total do Complexo Viário está prevista para o final do mesmo ano.
Durante o período de bloqueio, rotas alternativas foram definidas e estão sendo amplamente divulgadas pelas autoridades de trânsito:
-
Para quem sai do Centro em direção à parte alta da cidade, o desvio será feito por um trecho da própria Avenida Ceará, descendo pela Marechal Deodoro, seguindo pelo canal da Marechal Deodoro e, em seguida, acessando a Avenida Getúlio Vargas.
-
Para quem se dirige à Fundação Hospitalar, Ufac, Calafate, Sobral ou Baixada da Sobral, o trajeto sugerido é pela Avenida Brasil, subindo pela Getúlio Vargas — em um trecho exclusivo para ônibus — e seguindo pela Rua Rio Grande do Sul até o destino.
A Seop e a RBTrans pedem atenção redobrada dos motoristas e reforçam a importância de respeitar a sinalização para evitar transtornos durante o período de obras.