Avanços na educação acreana é destaque na mídia nacional

Há 10 anos, 61% das crianças e adolescentes estavam com a idade avançada para a série que cursavam. Hoje a defasagem escolar é de 22% (Fotos: Sérgio Vale/Secom)

O estado do Acre foi um dos destaques na matéria especial realizada pelo Bom Dia Brasil acerca dos 35 anos do Telecurso. A matéria foi ao ar na manhã desta segunda-feira, 27, e pode ser assistida aqui.

O Telecurso é um programa televiso que leva educação básica a quem precisa concluir os estudos. No Acre, é realizado através de parceria entre o governo do estado e a Fundação Roberto Marinho. O projeto passou a se chamar Poronga e realizou feitos extraordinários na educação básica. Há 10 anos, 61% das crianças e adolescentes estavam com a idade avançada para a série que cursavam. Hoje a defasagem escolar é de 22%.

Em entrevista ao programa, o secretário de Educação, Daniel Zen, conta que: “A tendência é que ele chegue ao ponto de não haver mais distorção da série no nosso estado e a gente consiga realmente alçar novos voos”.

Um dos segredos para atrair tantos alunos à  sala de aula é o método de ensino. Estimulados pelas imagens e pelo professor, eles criam, desenvolvem o raciocínio e entendem o que é o conhecimento.

A matéria também contou a história de Samoel Figueiredo. O catraieiro por sete anos sonhava em terminar o Ensino Fundamental foi beneficiado pelo Poronga, fez Fundamental, o Médio, entrou para a faculdade, passou a vestir terno e gravata. Fez duas pós-graduações. Agora, é gerente de banco na capital.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima