Através de nota, oposição declara apoio aos trabalhadores em educação do Acre

A líder da oposição na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada Eliane Sinhasique (PMDB) leu, na manhã desta quarta-feira (12), a nota de apoio aos trabalhadores em educação do Acre, assinada pela bancada de oposição da Casa.

Em nota, a oposição repudiou as ameaças de demissão aos professores provisórios e o corte de pontos dos professores efetivos em greve. “Sob ameaças e coações, o atual Governo petista do Tião Viana está dando um exemplo de ingratidão com a maior categoria sindical acreana que sempre o apoiou”.

A porta voz da oposição, Eliane disse esperar que o movimento se encerre de forma positiva para todos os envolvidos no processo: professores, trabalhadores da educação e alunos.

Veja a nota na íntegra:

Nenhuma sociedade poderá alcançar as principais transformações sociais sem uma educação de qualidade. A base do ensino, em qualquer lugar do mundo passa pela valorização dos professores que, no Brasil (a pátria educadora da presidente Dilma Rousseff), infelizmente, só tem sido desvalorizados.

Essa tão digna e importante profissão não tem sido devidamente valorizada também no nosso Estado.

A greve que foi deflagrada há 57 dias pelo SINTEAC tem sido tratada pelo Governo do Estado com desprezo. Falta diálogo, habilidade e uma postura democrática em relação ao direito de greve arduamente conquistado pelos trabalhadores brasileiros ao longo da nossa história social e política.

Rechaçamos as ameaças de demissões para professores provisórios e o corte de pontos para os professores efetivos.

O que nos causa indignação é o fato do atual Governo estar sob a tutela do Partido dos Trabalhadores que nasceu justamente durante os movimentos grevistas do ABC paulista nos anos 70. O líder maior do PT, o ex-presidente Lula, eleito duas vezes presidente da República, alcançou essa posição graças aos movimentos reivindicatórios dos nossos trabalhadores oprimidos.

Agora, esse mesmo PT, tenta de maneira repressiva e arbitrária sufocar o movimento dos trabalhadores em educação do Acre. As reivindicações dos grevistas não são absurdas. Eles querem principalmente a reposição salarial e o pagamento antecipado do VDP (Valorização e Desenvolvimento Profissional), em tempos da volta da inflação galopante que tem provocado a perda de poder aquisitivo dos nossos trabalhadores.

Sob ameaças e coações, o atual Governo petista de Tião Viana está dando um exemplo de ingratidão com a maior categoria sindical acreana que sempre o apoiou. Vale ressaltar que nenhum educador poderá pagar as suas contas com as conquistas do passado que o PT insiste em “jogar na cara” dos nossos valorosos trabalhadores. Se em algum momento realmente ajudaram a categoria, não fizeram nada mais que a obrigação. Afinal, foi com os milhares de votos de educadores que o PT chegou ao poder no Acre.

Dói mais ainda saber que enquanto o Governo do PT alega falta de recursos financeiros para repor as perdas dos trabalhadores, milhares de nomeações políticas continuam a ser publicadas no Diário Oficial. Sem falar nos vários projetos mal sucedidos que jogaram pelo ralo recursos dos cofres públicos, como a ZPE, a Álcool Verde, a Fábrica de Tacos de Xapuri, entre outros tantos.

Como deputados de oposição, representantes do povo do Acre, temos colocado nossos gabinetes à disposição dos grevistas. Sempre no sentido de tentar reabilitar o sadio diálogo democrático entre eles e o Governo. Além disso, diante das informações dos grevistas e do estudo da atual situação da gestão estadual, temos apresentado propostas para que o movimento termine de maneira a beneficiar todos os principais envolvidos no processo, trabalhadores da educação, professores e alunos.

Continuaremos a apoiar qualquer movimento grevista, quando justo, seja da categoria que for. Afinal, as conquistas dos nossos trabalhadores sempre foram alcançadas com muita luta, mobilização e sacrifício. E a greve que agora presenciamos não é diferente.

Eliane Sinhasique – PMDB

Gerhlen Diniz – PP

Chagas Romão – PMDB

Jairo Carvalho – PSD

Antônio Pedro – DEM

Whendy Lima – PR

Nicolau Júnior – PP

Luiz Gonzaga – PSDB

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima