Associação denuncia extinção da perícia criminal no Acre por falta de valorização

De acordo com a associação, até 2016 existirão apenas 22 peritos criminais na ativa.

Imagem ilustrativa/internet

Gina Menezes, da ContilNet Notícias

A Associação dos Peritos Criminais do Estado do Acre divulgou nota onde afirma que a profissão de perito criminal está em processo de extinção por falta de política de valorização, e onde garante que a equipe do governo do Estado tem tratado a categoria com desinteresse e sarcasmo.

De acordo com a associação, até 2016 existirão apenas 22 peritos criminais na ativa, menos da metade do que havia em 2010. “Estamos sendo dizimados por uma gestão inerte e irresponsável “, salienta.

Segundo dados da Associação de Peritos Criminais do Acre, atualmente há 32 peritos para atender a demanda de todo o Estado. “Em 2010 emitimos 5.700 perícias. Em 2014 em decorrência da enorme demanda emitimos 26.000, representando um aumento de 456%. Se computarmos nesta conta a redução do quadro profissional o dado se mostra alarmante, pois a demanda do perito criminal foi de 726%”, diz.

Na mesma nota, onde cita o déficit no quadro de peritos criminais, a associação afirma que a equipe do governo tem recebido os profissionais com desinteresse e sarcasmo. “É muito frustrante e desanimador, mas a realidade é que na mesa de negociação do governo conta mais a força política  que a produtividade”, afirma.

O presidente do sindicato, Bruno Santana, afirmou, via telefone, à ContilNet Noticias, que há uma reunião marcada para a segunda quinzena de maio entre a categoria e a equipe governamental. “Investir na perícia criminal significa investir em provas criminais alicerçadas, inquéritos policiais embasados, significa criminosos condenados e inocentes absolvidos “, frisa.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima