Assis Brasil recebe os Prefeitos do Acre na XXIV Assembleia Geral Ordinária

O prefeito de Assis Brasil Humberto Filho, o Betinho (PSDB) recebeu os demais prefeito com um almoço no Clube Guarita. 

Prefeitos que participaram do encontro na cidade de Assis Brasil – Foto: Assessoria

Da redação, com Assessoria PMAB

A 24º Assembleia da Associação dos Municípios do Acre – AMAC, a última deste ano, aconteceu nesta sexta-feira, 25, no município de Assis Brasil, distante 300 km da Capital. A comitiva de prefeitos se reuniu em Rio Branco e fez paradas nos municípios de Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia, seguindo para o evento. O coordenador da bancada Federal, senador Sérgio Petecão (PSD) esteve presente, juntamente com a deputada federal Antônia Lúcia (PSC).

Estiveram presentes 21 dos 22 prefeitos no evento, o encontro foi realizado no Fórum de Assis Brasil com a presença da comunidade e convidados. Os prefeitos do Alto Acre, Everaldo Gomes de Brasileia; André Hassem de Epitaciolândia; Marcinho Miranda de Xapuri; e o anfitrião Dr. Betinho de Assis Brasil e gestores dos demais municípios também compareceram com seus assessores.

O presidente da AMAC, Marcus Alexandre (PT), prefeito de Rio Branco, abriu a reunião oficialmente. Logo em seguida o Prefeito anfitrião Humberto Filho, (PSDB), agradeceu a presença de todos.

“Esse ano, estamos tendo a honra de receber os prefeitos aqui em nosso município, a pauta trata de assuntos relevantes a todos os municípios acreanos. Acredito que essa interpelação com os prefeitos serve como uma troca de experiência e, portanto um momento enriquecedor, afirmou.

A secretária-executiva da Amac, Telma Chaves, ao abordou os principais temas do Encontro destacou a importante integração da Associação com as prefeituras.

Os temas debatidos foram o papel do Corpo de Bombeiros no apoio aos municípios, palestra sobre a mobilidade urbana, organização de pagamento de precatórios, parceria com a UNICEF para alavancar os índices positivos dos municípios, além de debater as emendas parlamentares.

Os prefeitos do alto acre levantaram a bandeira sobre a área de Livre Comércio e a instalação dos ‘Free Shops’ na região. O assunto foi apoiado pelos demais prefeitos que exigem a presença da Suframa para debater e regularizar as ações nos dois municípios.

A deputada Federal Antónia Lúcia (PSC) se colocou a disposição para dos prefeitos para trata juntos trata o assunto relacionado a lei que prejudica os taxista. “Quem tem direito de escolher se quer ir de táxi ou de ônibus são os cidadãos e não os gestores, e onde fica o nosso direito de ir e vim, que democracia é essa?” Argumentou a parlamentar.

De acordo com o prefeito anfitrião as reuniões da Amac são de fundamental importância para os municípios e garante a agilidade de várias ações.

“Precisamos desenvolver nossos municípios e para isso, precisamos entender de tudo um pouco para viabilizar uma administração cada vez melhor aos nossos munícipes”, destacou o gestor.

O coordenador geral da bancada federal do Acre, senador Sérgio Petecão disse que ficou triste em não ver os demais parlamentares federais acrianos no encontro dos prefeitos, tendo em vista, que é uma oportunidade de debater as emendas parlamentares e de bancada.

“Esta reunião é importante para debatermos as necessidades dos nossos municípios e podemos lutar pela melhoria de nossa população. Temos o caso aqui da região de área de livre comércio que devemos fazer valer na região do Alto Acre junto a Suframa, já que a lei contempla os municípios de Brasileia e Epitaciolândia. Os assuntos sobre as emendas também são de interesse dos municípios e deveria contar com a presença dos demais parlamentares”, disse Petecão.

O presidente da Amac, prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre agradeceu a presença de todos os gestores e parlamentares. “Nossos encontros este ano foram produtivos”, destacou Alexandre.

Foto: Assessoria

Deputada Antonia Lúcia criticou o projeto que iria atacar os taxistas – Foto: Assessoria

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima