Santiago diz que está sendo avaliada a possibilidade que sejam realizadas sessões de segunda a quinta-feira.
Gina Menezes, da Agência ContilNet
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Élson Santiago(PEN), afirmou à imprensa nesta quarta-feira (18) que a direção da Mesa Diretora da Casa estudará a possibilidade de ampliação dos dias de sessões ordinárias no parlamento acreano.
Santiago diz que está sendo avaliada a possibilidade que sejam realizadas sessões de segunda a quinta-feira.
“Há, sim, a possibilidade termos sessões de segunda a quinta-feira, ampliando o tempo de trabalho dentro do parlamento”, diz.
Questionado sobre se considera pouco os três dias de sessão na Aleac, o presidente diz que o trabalho parlamentar não é apenas desde a tribuna do parlamento.
“Na verdade, os deputados não trabalham apenas aqui na Aleac. Os deputados trabalham nas comissões da Casa e pelo interior do Estado, cumprindo o papel de fiscalizar, mantendo a proximidade com nossa população”, diz.
Walter Prado, líder do PEN na Aleac, foi um dos primeiros parlamentares a defender a ampliação dos dias de trabalho no parlamento. Ele diz que o ideal é que os deputados trabalhassem os cinco dias da semana, igual a qualquer outro trabalhador.
“Há muito tempo que eu venho defendendo a ampliação dos dias de trabalho, porque acredito que o deputado é igual a qualquer outro funcionário. Defendo também que as sextas-feiras fiquem para serem realizadas as sessões solenes”, diz.
O líder do PSDB na Aleac, deputado Wherles Rocha, é outro que defende a ampliação dos dias de trabalho parlamentar. Rocha apresentou à Mesa Diretora um requerimento onde solicita que de terça a quinta-feira não seja destinado à realização de sessões solenes.
“O ideal é que seja apenas segunda ou sexta-feira sejam os dias definidos para realização de sessão solene, pois assim não comprometeria o desempenho dos dias de trabalho da Casa”, diz.