Assembleia Legislativa comemora aniversário de obras sociais da Diocese de Rio Branco

Através de requerimento da deputada estadual Eliane Sinhasique (MDB), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) homenageou a Diocese de Rio Branco, nesta quinta-feira (27), pelos 50 anos de fundação do Hospital Santa Juliana e de administração diocesana da Casa de Acolhimento Souza Araújo.

Participaram da sessão, o Bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquim Pertiñes, o diretor do Hospital Santa Juliana, Marcos Paulo, a diretora da Colônia de Acolhimento Souza Araújo, Irmã Francisca Vieira, o Economo da Diocese de Rio Branco, Padre Jairo Coelho e o administrador da Galeria Meta e membro da Diocese, Marcio Santos.

 

O Hospital Santa Juliana começou a ser construído no ano de 1969 por iniciativa de Dom Giocondo e da Ordem dos Servos de Maria. “Eram tempos difíceis para a saúde pública, e a Igreja, sempre atenta às necessidades dos seus filhos, soube dar uma resposta sumamente valiosa com sua presença ao lado dos mais pobres e desprotegidos da sociedade”, frisou Sinhasique.

Hoje, também comemora-se os 50 anos em que a Colônia Souza Araújo passou a ser mantida pela Diocese de Rio Branco. “Fundada em 1927, a Colônia abriga os hansenianos que viveram uma época sombria da doença, são pessoas que foram afastadas do convívio da sociedade e de seus familiares, e encontraram naquele lugar, todo o acolhimento e amor necessários para lidar com um problema tão difícil para a época”.

Por esses e outros trabalhos sociais, a deputada Eliane parabenizou a Diocese de Rio Branco. “Parabéns por todo o trabalho social e humanitário que realiza em nosso Estado. Receba o nosso reconhecimento e eterna gratidão”.

“Estamos comemorando a celebração de 50 anos dessas duas importantes obras da nossa Igreja. Não foi fácil e não continua sendo fácil manter o Hospital e a Casa de Acolhimento, mas agradecemos às pessoas que voluntariamente se dedicaram a fazer essas obras”, declarou o Bispo Dom Joaquim Pertiñes.

Durante a sessão, o Bispo Dom Joaquim Pertiñes foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, maior honraria da Casa Legislativa. A Irmã Maria Inês e para o médico Jessé Câmara foram homenageados com moção de aplauso.

A sessão teve recorde de público, mais de 160 pessoas prestigiaram. O plenário e a galeria da Casa ficaram lotados.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria