Cotidiano
Após denúncias, Rui Costa pretende reformular toda a diretoria da Abin
Agência Brasileira de Inteligência monitorou pessoas ilegalmente
Após virem à tona denúncias de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) fazia o monitoramento da localização de pessoas, de forma ilegal, durante os três primeiros anos do governo Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que cabe ao atual governo providenciar as devidas investigações.
“Se algo foi feito no passado, no outro governo, que não tem conformidade com a lei, isso será levado a quem [seja] responsável; à CGU [Controladoria-Geral da União], aos órgãos de justiça, para que as providências cabíveis, a responsabilização devida, seja feita a quem praticou esses atos no passado”, disse o ministro, evitando comentar as práticas do governo anterior.
A declaração foi dada nesta terça-feira (14), depois que ele participou do encontro ministerial com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Costa também adiantou que toda a diretoria da Abin vai ser reformulada assim que o novo presidente for aprovado pelo Senado.
“O nome para a Abin já foi indicado ao Senado, ainda não foi aprovado. E nós, assim que tivermos a nova direção da Abin, vamos reformulá-la. E posso dizer que sob nova direção, toda lei será respeitada no trabalho da Abin”.
Para o comando da Abin, o atual governo indicou Luiz Fernando Corrêa, que foi diretor da Polícia Federal durante o segundo mandato do Presidente Lula. Para assumir a direção da agência, Corrêa precisa passar por uma sabatina e uma aprovação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Ele também deve ser aprovado no plenário da Casa.
Durante o período em que as irregularidades teriam ocorrido, entre 2019 e 2021, a Abin era vinculada ao GSI, Gabinete de Segurança Institucional, comandado pelo então ministro, General Augusto Heleno. No início deste mês, a agência passou a ser vinculada à Casa Civil.
Após as denúncias, a Abin confirmou, em nota, que o programa de monitoramento foi contratado entre dezembro de 2018 e maio de 2021. Também declarou que o órgão está em processo de aperfeiçoamento, de acordo com o interesse público e o Estado Democrático de Direito.
Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves
Comentários

Cotidiano
Independência enfrenta o Andirá e vitória confirma vaga no returno

Foto Manoel Façanha: O meia Manga (bola) será uma das opções do Independência
Independência e Andirá se enfrentam neste sábado, 1º, a partir das 17 horas, no Florestão, em um duelo importante somente para o Tricolor. Uma vitória coloca a equipe do técnico Eric Rodrigues no segundo turno.
Rodar o elenco
O Independência realizou o último treinamento antes do confronto na manhã desta sexta, 31, no Marinho Monte, e o treinador Tricolor confirmou uma equipe alternativa.
O goleiro Matheus e o volante Pedro serão os únicos titulares para iniciar a partida.
Cumpre tabela
Eliminado do Estadual, o Andirá entra em campo somente para cumprir tabela.
Segundo o técnico João Paulo Lourenço, a equipe vai tentar marcar os primeiros pontos no Estadual.
Trio definido
Ruan Santos apita Independência e Andirá. Os seus auxiliares serão Iago Nascimento e Francisco Júnior.
Comentários
Cotidiano
Comissão disciplinar elimina Lourival Pinho e define final do Escolar de Futebol

Depois de disputas no tapetão, final do Escolar finalmente foi confirmada
A comissão disciplinar da Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) eliminou o time da escola Lourival Pinho da disputa do Campeonato Escolar de Futebol. Segundo a análise realizada, inclusive, por técnicos da secretaria de Educação ocorreu uma adulteração nos documentos de um aluno inscrito pelo Lourival Pinho.
“Fizeram a mudança no sistema. Realizamos todo o processo investigativo com os técnicos da secretaria de Educação e tudo foi comprovado. Vamos encaminhar o processo para polícia e o Ministério Público”, declarou o presidente da FADE, João Renato Jácome.
CA e Dom Pedro
Colégio Acreano e Dom Pedro irão disputar o título do Campeonato Escolar de Futebol. O departamento técnico da FADE espera a liberação do campo B da Federação de Futebol para definir a data da decisão.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz/Andirá faz 1º confronto contra o Fast dia 26 no Florestão

Santa Cruz/Andirá ainda terá três semanas de treinamentos para o primeiro confronto
O departamento técnico da CBF confirmou as datas dos confrontos da 2ª fase da Copa do Brasil Sub-17. O Santa Cruz/Andirá vai enfrentar o Fast, do Amazonas, no dia 26 de abril, no Florestão, e a partida de volta será em Manaus, no Amazonas, no dia 3 de maio.
“Estamos trabalhando duro para esses dois jogos. A nossa missão é tentar chegar na terceira fase, que será um grande resultado”, avaliou o técnico Léo Raches.
Fez amistoso
O Santa Cruz/Andirá empatou com o Vasco por 1 a 1 nessa quinta, 30, na Fazendinha, em um duelo amistoso como parte da preparação.
“Esses amistosos são importantes porque enfrentamos equipes profissionais. A ideia é aumentar o nível de competição dos atletas”, explicou o treinador.
Chegada de reforços
A comissão técnica do Santa Cruz/Andirá avalia a chegada de reforços para os duelos contra o Fast. A prioridade é a contratação de um atacante.
Comentários
-
Extra2 dias atrás
Estelionatário que aplicava golpe no Acre e foragido da Justiça é preso pela Polícia Civil em Xapuri
-
Extra2 dias atrás
Dupla que transportava 40 kilos de droga do interior para a capital é presa pela Polícia Civil do Acre
-
Acre1 dia atrás
Condenado a mais de 156 anos, matador de facção foge de presídio no Acre
-
Acre22 horas atrás
Justiça decreta prisão preventiva de dupla presa com mais de 40 quilos de drogas
-
Extra2 dias atrás
A triste hora do retorno – Moradores atingidos pela enchente na fronteira calculam os prejuízos ao voltar pra casa
-
Acre20 horas atrás
Violência na Capital: Bebedeira termina em assassinato no Bairro Ilson Ribeiro
-
Extra 123 horas atrás
Atleta acreano é campeão da Superliga B pelo Joinville
-
Acre2 dias atrás
Acusado de matar a namorada em Tarauacá é condenado mais de 20 anos de prisão