Após chegada de material, Acre volta a emitir carteiras de identidade

Documentos estavam atrasados por falta do material de plastificação. Instituto de Identificação diz que demanda reprimida deve ser normalizada em 1 semana.

G1

Documentos estavam atrasados por falta do material de plastificação. Instituto de Identificação diz que demanda reprimida deve ser normalizada em 1 semana.

Depois de acumular pelo menos 10 mil carteiras de identidade, o Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo confirmou que voltou a emitir os documentos. A interrupção de parte do serviço se deu por causa de um atraso na entrega das películas de segurança – para evitar falsificação.

O diretor de identificação, Sandro Rodrigues, afirma que insumo chegou ao estado na segunda-feira (24). “Imprimimos todas as cédulas que estavam no sistema para ser impressas. Agora, tem uma equipe que está no serviço de peliculagem e separando os malotes. A partir de amanhã [quinta, 27] , começam a enviar aos postos”, diz.

Com o serviço sendo feito na totalidade, Rodrigues acredita que em aproximadamente uma semana toda a demanda reprimida deva ser normalizada. O gestor salienta que, além das carteiras atrasadas, a produção dos novos pedidos também seguem sem alteração. A Central de Serviços Públicos (OCA) de Rio Branco contabiliza em torno de 300 a 400 solicitações diárias.

“Recebo pedidos de todos os municípios diariamente. Então, não posso parar os que estão chegando. Todas as cédulas entram em produção igualmente. Estamos fazendo uma força tarefa para seguir direto, tirar a demanda reprimida o mais rápido possível e não parar os que estão chegando”, acrescenta.

Devido ao problema, anteriormente, o instituto estava atendendo apenas aos casos prioritários, como pacientes atendidos pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD), candidatos de concursos públicos e outros.

As 22 cidades acreanas oferecem o serviço de solicitação das carteiras nos postos de identificação nas delegacias gerais. Na capital e em Xapuri o pedido é realizado nas OCAs. O prazo para entrega do documento é de 15 dias.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima