Por volta das 10 horas desta terça-feira, dia 7, o rio Acre que marcou cerca de 11 metros na fronteira com a Bolívia, começa a dar sinal de parada. O nível de alagamento é de 11,40mt, mas, se espera o início da vazante a partir do meio-dia.
Durante o final de semana, o nível na cidade de Assis Brasil, na fronteira com o Peru, marcou acima dos 12,40mt. Cerca de quatro dias depois, por volta das 9 horas, a régua já marcava abaixo de seis metros, dando sinal de que a vazante já está chegando na fronteira com a Bolívia.
Como de costume, segundo os moradores mais antigos, esse nível seria normal para a época, uma vez que o rio costuma dar susto todos os anos, passando a marca de alerta que é de 9,80cm.
Na cidade de Brasiléia, o acesso pela rua Olegário França foi tomado pelas águas por ser uma das partes mais baixas e próxima do rio. O Bairros José Braúna e casas próximas ao antigo prédio da Cageacre, também são alcançados.
Na cidade vizinha da Epitaciolândia, o Bairro Beira Rio e Ayrton Senna tiveram ruas alcançadas pelas águas. Ainda não foi divulgado pelas prefeituras das duas cidades, caso de desabrigados por causa do rio, que usaram dos serviços da Defesa Civil e secretarias que estão disponíveis caso seja preciso evacuação.
Mais informações a qualquer momento.
Veja reportagem com Almir Andrade.