fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Após 14 dias, polícia aguarda laudos para concluir investigação sobre morte de cantora no AC

Publicado

em

Nayara Vilela foi achada morta em casa no dia 25 de abril. Análise preliminar da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) não viu indícios de feminicídio, mas caso foi passado à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Após 14 dias da morte da cantora Nayara Vilela, encontrada sem vida em casa no dia 25 de abril em Rio Branco, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que assumiu o caso, aguarda a confecção de laudos periciais para concluir a investigação. A informação foi confirmada ao g1 pela delegada titular da Deam, Elenice Frez. Ainda de acordo com a delegada, não há um prazo para a conclusão das investigações.

“Nós estamos aguardando a chegada dos laudos periciais, que vão trazer um pouco mais de luz a essa questão. Eles é que vão dar pra gente a diretriz de como continuar. Então, são vários exames, e eu estou aguardando para verificar quais são as próximas providências. Vai depender da chegada desses próximos laudos”, explica.

Inicialmente, a Polícia Civil investigou se a cantora foi instigada ao suicídio pelo marido Tarcísio Araújo, ou se o crime se trata de um feminicídio. Araújo chegou a prestar depoimento e foi liberado. De acordo com o delegado Karlesso Nespoli, a análise preliminar feita pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) descartou possibilidade de feminicídio, e o caso foi enviado à Deam. O Ministério Público também acompanha o caso.

“A DHPP descartou na época o crime [de feminicídio]. Encaminhei pra Deam, ainda tem perícias que vão ser feitas. Está lá para apurar esse tipo de conduta, e também dirimir de uma vez por toda a dúvida se [o marido] realmente teve algum envolvimento na morte dela. A gente atendeu no primeiro, no segundo dia a gente fez o encaminhamento”, diz.

Morte e repercussão

 

A cantora Nayara Vilela, de 32 anos, foi encontrada morta em casa na noite do dia 24 de abril, na Estrada das Placas, em Rio Branco. Imagens que circularam nas redes sociais mostram uma discussão entre a cantora e o marido momentos antes e foram esses vídeos que levaram a Polícia Civil a levantar a suspeita do crime de induzimento ou instigação ao suicídio.

A cantora foi velada no dia 26 de abril na Capela Esperança, na cidade de Sena Madureira, interior do Acre, onde mora parte da família dela.

A morte da artista causou comoção e amigos fizeram homenagens pelas redes sociais. A família informou que a cantora seria enterrada em Rio Branco, no cemitério Morada da Paz.

A deputada federal do Acre, Meire Serafim (União Brasil), que é de Sena Madureira, usou as redes sociais para lamentar a morte da cantora, a quem ela chamou de amiga e disse que Nayara se destacava por seu talento e alegria.

“A Nayara profissional mostrava comprometimento e dedicação em tudo que fazia. Eu tive a honra de ter a Nayara na minha equipe, e tive o privilégio de dizer a ela o quanto sua contribuição foi importante para o nosso projeto se consolidar. Sobretudo, conheci a Nayara mãe, filha, esposa, amiga e ser humano. De tantos papéis, foram estes os que mais me chamaram a atenção. Nayara sempre atenciosa, humilde, companheira e muito alegre. E como todos nós, Nayara tinha seus medos e ansiedades, mas fazia questão de evidenciar sua força e vontade de vencer”, diz na postagem.

Deputada federal do Acre usou as redes sociais para lamentar a morte da cantora — Foto: Reprodução

Deputada federal do Acre usou as redes sociais para lamentar a morte da cantora — Foto: Reprodução

O que diz o marido

 

Dias após o crime, o marido e empresário de Nayara, Tarcísio Araújo, fez um desabafo sobre as críticas e acusações que tem recebido nas redes sociais e pediu respeito.

Na postagem, feita no dia 29 de abril, Tarcísio Araújo rebate as acusações, diz que amava a esposa e jamais faria algo para machucá-la. O empresário explica também o motivo que levou ele a gravar imagens da esposa abalada antes do suicídio. (Veja a íntegra da publicação após este texto)

Tarcísio Araújo e Nayara Vilela se casaram em uma cerimônia luxuosa em março deste ano — Foto: Arquivo/Jozadarque Photoart AC

Tarcísio Araújo e Nayara Vilela se casaram em uma cerimônia luxuosa em março deste ano — Foto: Arquivo/Jozadarque Photoart AC

“Eu entendo que o que aconteceu foi uma tragédia e que muitas pessoas estão procurando respostas e culpados para essa situação. Mas eu peço a todos que tenham um pouco de empatia e considere a minha dor e a dor da minha família. Eu amava muito a minha esposa e jamais faria algo para machucá-la ou causar-lhe algum mal. Nós tivemos momentos muitos felizes juntos, mas também passamos por momentos difíceis e desafiadores. A doença dela era uma questão que nós lidávamos juntos, com muito amor e respeito”, diz na publicação.

 

Ainda na publicação, Tarcísio Araújo diz que gravou os vídeos para enviar para a mãe da cantora, que era a pessoa que conseguia acalmar ela. Argumenta também que a intenção era ajudar a esposa e pede desculpa se as imagens causaram desconforto a alguém.

Tarcísio Araújo e Nayara Vilela se casaram em uma cerimônia luxuosa em março deste ano. Nas redes sociais, Nayara postava declarações e fotos do casamento.

“Eu sei que não posso mudar o que já aconteceu, mas espero que as pessoas consigam entender que não existe uma única verdade ou explicação para essa tragédia. Eu estou sofrendo muito, e peço que sejam respeitosos com a minha dor e com a memória da minha esposa”, lamenta.

Publicação na íntegra

 

“Mas agora tudo isso se tornou um grande pesadelo, e estou sofrendo muito com tudo o que está acontecendo. As acusações e julgamentos na internet estão sendo muito difíceis de lidar e não consigo entender como as pessoas são capazes de julgar sem ao menos saber a verdade por completo.

Eu entendo que o que aconteceu foi uma tragédia, e que muitas pessoas estão procurando respostas e culpados para essa situação. Mas eu peço a todos que tenham um pouco de empatia e considere a minha dor e a dor da minha família.

Eu amava muito a minha esposa, e jamais faria algo para machucá-la ou causar-lhe algum mal. Nós tivemos momentos muitos felizes juntos, mas também passamos por momentos difíceis e desafiadores. A doença dela era uma questão que nós lidávamos juntos, com muito amor e respeito.

Peço desculpas se o vídeo causou algum desconforto a alguém, mas preciso reiterar que foi feito pra enviar pra sua mãe pois só ela conseguia lhe acalmar, foi feito com a intenção de ajudar a pessoa que eu amava. Peço também que respeitem o momento de dor que estou passando, e que pensem duas vezes antes de fazer julgamentos sem conhecimento pleno dos fatos.

Eu sei que não posso mudar o que já aconteceu, mas espero que as pessoas consigam entender que não existe uma única verdade ou explicação para essa tragédia. Eu estou sofrendo muito, e peço que sejam respeitosos com a minha dor e com a memória da minha esposa.

Agradeço a todos que estão me oferecendo suporte e conforto nesse momento difícil, e espero que juntos possamos encontrar a força para seguir em frente.”

Atenciosamente,

Tarcísio Araújo

Comentários

Continue lendo

Acre

Colisão na Baixada da Sobral deixa dois motociclistas gravemente feridos em Rio Branco

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo duas motocicletas deixou Fábio Carmo de Lima, 35 anos, e Sebastião da Silva Gomes, 65, gravemente feridos na noite deste domingo (5), na Avenida Sobral, no bairro Aeroporto Velho, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com relatos de testemunhas, Fábio, possivelmente sob efeito de álcool, seguia no sentido centro-bairro em uma motocicleta modelo YAMAHA/FZ25 FAZER, de cor preta e placa QLW-6283, quando foi surpreendido por Sebastião, que saía de um beco no final da Travessa Rádio Farol, no bairro Aeroporto Velho, conduzindo uma motocicleta modelo YAMAHA/FACTOR YBR125 K, de cor preta e placa MZS-9736, e ingressou na contramão na Avenida Sobral, resultando na colisão frontal entre os veículos.

No impacto, Fábio foi lançado a aproximadamente 10 metros de distância, sofrendo um corte significativo no rosto e uma fratura no pé esquerdo. Já Sebastião teve uma fratura exposta no fêmur esquerdo e uma fratura fechada no punho esquerdo.

Populares que passavam pelo local prestaram socorro às vítimas, enquanto o policiamento de trânsito foi acionado para controlar a situação. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou duas ambulâncias, uma de suporte básico e outra de suporte avançado, para prestar assistência.

Os paramédicos realizaram os primeiros socorros no local e encaminharam Sebastião ao pronto-socorro de Rio Branco em estado grave. Fábio, cujo estado de saúde foi classificado como estável, também foi levado para receber atendimento médico.

Militares do Batalhão de Trânsito estiveram presentes para isolar a área e permitir o trabalho da perícia. Após os procedimentos necessários, as motocicletas envolvidas foram removidas por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Grave acidente entre motos na Transacreana deixa dois feridos

Publicado

em

Maria Madalena Bezerra Martins, 48 anos, ficou gravemente ferida e outro homem ainda não identificado ficou machucado após caírem de uma motocicleta na tarde deste domingo (5), no km 40 da Rodovia AC-90, mais conhecida como Transacreana, na zona rural de Rio Branco.

Testemunhas relataram que o casal trafegava no sentido zona rural/zona urbana quando um pneu estourou, causando o descontrole da moto e a queda das vítimas.

Maria Madalena sofreu uma fratura exposta na perna e um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) grave ao bater a cabeça violentamente no asfalto, perdendo a consciência. O outro ocupante da motocicleta também teve uma fratura na perna e escoriações pelo corpo.

Um motorista que passava pelo local prestou socorro e os levou até o pronto-socorro de Rio Branco. Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) interceptou o veículo na frente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral, onde Maria Madalena precisou ser entubada.

Após estabilizar o quadro clínico dos feridos, ambos foram encaminhados às pressas ao pronto-socorro da capital. A motocicleta envolvida no acidente foi guardada por um morador local.

Comentários

Continue lendo

Acre

Saiba quem são os escolhidos de Lula para ocupar cargos do governo federal no Acre

Publicado

em

A reportagem traz um panorama sobre a situação das chefias dos órgãos federais no Acre e quem os ocupa

Alguns são indicações que vieram do próprio Partido dos Trabalhadores (PT) ou de políticos aliados, como o senador Sérgio Petecão, do PSD

Matheus Mello

Com um quase 1 ano e meio de gestão do 3 mandato do presidente Lula, praticamente todos os cargos do governo federal no Acre já estão ocupados.

Alguns são indicações que vieram do próprio Partido dos Trabalhadores (PT) ou de políticos aliados, como o senador Sérgio Petecão, do PSD. Porém, todos foram nomeados pelo presidente Lula. A reportagem traz um panorama sobre a situação das chefias dos órgãos federais no Acre e quem os ocupa. Veja:

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)

Apenas 8 meses depois que o presidente Lula havia tomado posse, que finalmente a escolha da engenheira Melissa Machado, escolhida para chefia o Ibama no Acre, foi oficializada.

Melissa Machado, superintendente do Ibama Acre, durante audiência pública na Aleac/Reprodução

Melissa havia chefiado o órgão interinamente, mas foi efetivada superintendente após decreto da ministra Marina Silva.

Incra

Em abril de 2023, Márcio Rodrigo Alecio foi nomeado superintende do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Engenheiro Agrônomo, ele é filho de assentados.

Superintendente do Incra no Acre/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Polícia Rodoviária Federal

No mês passado o inspetor Hênzio da Silva Albuquerque assumiu interinamente a superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Acre, após a saída da antecessora, Liége Vieira.

Inspetor Hênzio, da PRF no Acre/Foto: Reproduçaõ

Polícia Federal

Com uma carreira de mais de 20 anos na Polícia Federal, o delegado Carlos Rocha Sanches chefia a Superintendência da PF no Acre desde abril de 2023.

DNIT

Quem comanda a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre é o engenheiro Ricardo Araújo, que já foi vereador de Rio Branco.

Ricardo Araújo, superintendente do DNIT no Acre/Reprodução

Exército

O tenente-coronel Elmir Leandro Moreira é o atual comandante do Comando de Fronteiras do Exército no Acre.

Elmir Leandro Moreira/Foto: Neto Lucena

Ministério de Agricultura e Pecuária

O bacharel em Direito, Paulo Felipe Teixeira é o superintendente de Agricultura e Pecuária do Acre.

Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

O ex-presidente do PT, Cesário Braga é o atual superintendente do Desenvolvimento Agrário no Acre.

Cesário Braga/Foto: Reprodução

CGU

O superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Acre é o auditor federal Osmar Nilo de Jesus Lima Bezerra Neto.

Osmar Nilo, CGU/AC/Foto: Reprodução

CONAB

Na Companhia Nacional do Abastecimento, a superintendente no Acre é administradora Alessandra Ferraz Cavalcante.

Alessandra Ferraz é superintendente da CONAB no Acre/Foto: OCB/Sescoop-AC

Correios

No Acre, os Correios é chefiado pelo superintendente Francisco Ithamar Santos de Souza.

Comentários

Continue lendo