Brasil

Aplicativo da Agência Nacional de Águas passa informações erradas

O aplicativo HidroWeb, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, que deveria ser usado para passar informações concretas, está desinformando as populações que moram as margens de rios, nesse caso, no estado do Acre e até na Bolívia.

Na manhã desta terça-feira (27), uma empresa de comunicação situada na cidade de Cobija, capital do estado de Pando (Bolívia), distribuiu um card informando que o nível do Rio Acre teria passado da cota alcançada no ano de 2015, até então, a maior já registrada nos últimos 12 anos.

Em conversa com um dos representantes da Defesa Civil, que também é Bombeiro, confirmou que o aplicativo está passando informações incorretas e que as medições estão sendo realizadas no local onde existe as réguas de medição da Agência e que está submersa.

No ano de 2015, o nível alcançado foi de 15,55cm – no aplicativo, estaria marcando 15,58cm, sendo que as 06h08 desta terça-feira, foi registrado 14,88cm pelos Bombeiros.

Cerca de duas semanas passadas, quando foi registrado a maior enxurrada ao ponto de transbordar igarapés e a BR 317 sentido Peru, a estação de monitoramento existente na aldeia dos Patos, acima de Assis Brasil, já apresentava problemas e causando transtornos. Em Brasiléia, os mesmos equipamentos estão passando informações erradas e apenas foi avisado que técnicos estariam sendo deslocados para realizar o conserto.

Nível do rio às 6h08 desta terça-feira registrava quase um metro a menos do que o aplicativo.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima