Acre

Aplicativo ‘Buracômetro’ vai reunir denúncias de falta de estrutura em ruas de Cruzeiro do Sul

Ferramenta foi criada por deputado do Amazonas, em parceria com o gabinete do vereador Clerton Souza (PSD), do Acre. Além do segundo maior município acreano, aplicativo foi lançado em outras quatro cidades brasileiras.

 

Foi lançado em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, o aplicativo ‘Buracômetro’, que permite aos moradores que comuniquem e alertem sobre problemas nas ruas da cidade, como buracos ou desbarrancamentos. Por meio da ferramenta, os usuários também podem divulgar fotos que ilustrem os possíveis problemas.

A ideia é que as notificações recebidas no aplicativo sejam repassadas à prefeitura pela equipe responsável pela plataforma.

O projeto foi idealizado pelo deputado federal Amon Mandel (Cidadania), do Amazonas, e na cidade acreana contou com parceria do gabinete do vereador Clerton Souza (PSD).

“O Buracômetro vai otimizar tempo, tendo em vista que todo e qualquer cidadão poderá mostrar os problemas das suas ruas”, explica Souza.

Fazem parte da parceria as seguintes cidades:

  • Cruzeiro do Sul, no Acre;
  • Barbacena, em Minas Gerais;
  • Bela Vista, no Mato Grosso do Sul;
  • Itamaraju, na Bahia;
  • Presidente Figueiredo, no Amazonas

 

Aplicativo permite que moradores alertem sobre buracos e desbarrancamentos em ruas de Cruzeiro do Sul — Foto: Rayza Lima/Rede Amazônica Acre

Moradores vão poder registrar reclamação pelo aplicativo — Foto: Rayza Lima/Rede Amazônica Acre

O Buracômetro está disponível nas principais lojas de aplicativos para smartphones. Após baixar o aplicativo, o usuário deve informar, dentro da ferramenta, em qual das cidades está localizado. É necessário fazer um cadastro para registrar reclamações.

O aplicativo também reúne estatísticas baseadas nos registros feitos pelos usuários, onde são listados os bairros com mais problemas e a concentração entre zona rural e urbana. O vereador também afirma que vai sugerir à administração do município que instale a ferramenta nos setores relacionados à infraestrutura para que acompanhem os alertas.

“Dará mais agilidade para que se possa fazer um diagnóstico dos pontos críticos. Dentro do gerenciador, teremos todos os dados estatísticos e relatórios”, destaca.

Aplicativo exibe estatísticas e mostra regiões que concentram reclamações — Foto: Reprodução

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre