Apagão de sábado teve origem em usina de Furnas, segundo Ministério

O Ministério de Minas e Energia divulgou em seu site que a origem do apagão do último sábado, 15, teve origem nas instalações da Usina Hidrelétrica Itumbiara, de propriedade da Eletrobras Furnas, localizada em Goiás. A resposta estava sendo esperada desde sábado.
O apagão atingiu o Acre, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Segundo informações do Ministério, a falha provocou o desligamento de aproximadamente 8.800 MW de carga, sendo 50% na região Sudeste.

Durante a semana, haverá uma reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para debater o assunto.
No início de dezembro, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor, instaurou inquérito civil para apurar as causas dos apagões que atingem o Acre constantemente.
A promotora Alessandra Marques pediu a notificação da Eletrobrás e da Eletronorte no Acre a fim de prestarem esclarecimentos sobre as freqüentes quedas de energia elétrica.
Ela, inclusive, propôs ainda assinatura de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), com o objetivo de fixar tempo limite para religação do sistema de fornecimento de energia elétrica tanto na zona urbana quanto na rural.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima