Acre
Amazônia Legal tem segundo pior outubro da história em alerta de desmatamento mesmo com dado parcial, aponta Inpe
Levantamento do instituto ainda não contabilizou áreas sob alerta de desmate nos últimos dois dias do mês. Na COP26, que acontece em Glasgow, na Escócia, o Brasil ignorou os recordes de devastação e prometeu acabar com o desmatamento ilegal até 2028.
A Amazônia Legal teve uma área de 796 km² sob alerta de desmatamento até 29 de outubro, mostram dados atualizados nesta sexta-feira (5) pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Mesmo com o dado parcial, a área já é a segunda maior para o mês desde que o monitoramento começou, em 2015.
O acumulado considerando os dias 30 e 31 só será atualizado na semana que vem. Os dados do monitoramento do Inpe são atualizados sempre às sextas-feiras, considerando o desmatamento encontrado até a semana anterior. Por isso, nesta sexta (5), aparecem os dados consolidados até a sexta-feira passada (29).
Os alertas foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²) – tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).
“Enquanto o mundo se reúne na COP 26 para definir cortes das emissões de gases do efeito estufa, o Brasil, que já foi líder nessas reuniões, não apresentou nada além de planos vazios que carecem de ambição e detalhamento”, avaliou Rômulo Batista, porta-voz da campanha Amazônia do Greenpeace, em relação aos números de outubro (veja detalhes da promessa do Brasil na COP mais abaixo).
“Assinar ou endossar os diferentes planos e acordos não muda a realidade do chão da floresta, o desmatamento e queimadas continuam fora de controle e a violência contra os povos indígenas e população tradicional só aumenta”, acrescentou.
“Esse total descontrole ambiental fez com que o Brasil fosse um dos poucos países a aumentar suas emissões em 2020, impulsionado justamente pela destruição da Amazônia, promovida pela política antiambiental do atual governo”, completou Batista.
‘Campeões’ do desmatamento
A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.
Mais uma vez, o Pará foi o estado com maior área sob alerta de desmatamento: 474km², equivalente a 59,5% do total. Em seguida vieram Mato Grosso, com 102km² (12,8%), Amazonas, com 90km² (11,3%), e Rondônia, com 79km² (9,9%).
O Acre teve 35km² sob alerta; Roraima, 8km²; o Maranhão, 4km²; o Amapá, 2km²; e o Tocantins, 1km².
Brasil na COP
Na COP26, que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia, o Brasil ignorou os recordes de devastação e prometeu acabar com o desmatamento ilegal até 2028.
Segundo o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, as etapas para cumprir o objetivo serão as seguintes:
- Redução de 15% ao ano até 2024;
- Redução de 40% ao ano em 2025 e em 2026;
- Redução de 50% em 2027;
- Zerar o desmatamento ilegal em 2028.
Neste ano, o desmatamento por mineração na Amazônia bateu recorde: a área devastada até agosto superou todo o ano de 2020.
Comentários

Acre
Bandido é baleado na perna ao tentar tomar arma de PM na Capital do Acre
Militares do Grupamento de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro), que faz parte do Batalhão de Operações Especiais (Bope), eles foram acionados via Copom para atenderem uma ocorrência onde três criminosos estariam em um carro modelo VW/Fox, de cor preto, na Cidade do Povo, tentando cometer roubos na região.
A guarnição foi até ao local e quando chegou na rua Franco Silva, os policiais interceptaram o veículo e deram voz de parada aos bandidos. Um deles era o foragido que havia cortado a tornozeleira eletrônica, Denilson Magalhães, que desobedeceu a ordem, saiu correndo em uma área de mata, na tentativa de fugir de um policial do Giro que estava em uma motocicleta.
Ao tentar alcançar o criminoso, o PM caiu em uma ribanceira na área de mata e o bandido identificado como Denilson Magalhães de Freitas, 25 anos, ao perceber que o militar estava machucado, tentou pegar a arma de fogo do agente do Giro, porém, mesmo lesionado, o militar reagiu e consegui ferir o criminoso com um tiro na perna e em seguida conseguiu prendê-lo. Os outros dois comparsas de Denilson se entregaram ao sair do veículo e também foram presos.
Foi informado que tem registro como foragido da Justiça, foi ferido com um tiro após tentar pegar arma de um policial militar, e os comparsas dele foram presos na manhã deste sábado (23). A ocorrência aconteceu no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básica para prestar os primeiros atendimentos ao bandido. Depois do atendimento, Denilson foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.
Os outros dois bandidos comparsas de Denilson foram conduzidos juntamente com o carro à Delegacia de Flagrantes (Defla), para serem tomadas as medidas cabíveis.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco oficializa posse de servidores convocados no processo simplificado do Saerb

190 profissionais foram classificados em mais de 40 cargos (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)
A Prefeitura da capital por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), oficializou nesta sexta-feira (22), a posse de 190 profissionais classificados no processo simplificado do Saerb em mais de 40 cargos distribuídos entre ensino fundamental, médio e superior.
Segundo o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, essa convocação é positiva tendo em vista que isso vai somar para que a autarquia possa oferecer um serviço de boa qualidade à população.
“O Saerb, desde a reversão, vem se preocupando com um serviço de melhor qualidade e nós temos vários setores, desde a captação, tratamento e distribuição, a parte burocrática do próprio Saerb em si. Então, nós tínhamos vários servidores pela terceirizada, era uma empresa que nos custa caro mantê-la e então alinhamos fazer esse seletivo até que saia o concurso efetivo”.
Para Alexandre Barreto, que ficou em primeiro lugar na classificação do cargo de administrador no Processo Seletivo Simplificado, é com muita alegria que assume esse posto.
“Pra mim foi ao mesmo tempo, uma surpresa e a concretização de uma vontade grande em participar do serviço público. Nós sabemos que a gestão dessa prefeitura está dando um grande passo pro trabalho e dignidade e, para mim, que já sou administrador e agora entrar na Diretoria de Planejamento está sendo muito gratificante, o Brasil está passando por uma modernização no serviço público. Tenho certeza que a Prefeitura de Rio Branco está alinhada com isso”.
O prefeito da capital também esteve presente nesse momento e aproveitou para parabenizar os convocados, que agora fazem parte do quadro de servidores provisórios do município.
“Eu acho muito importante esse trabalho que vem sendo feito pelo Saerb. Ele está sempre se renovando. É uma empresa que vai nos orgulhar com certeza daqui a um tempo e que nós teremos água nessa cidade e ainda precisamos bastante desses profissionais para manter as redes funcionando e, consequentemente, água na cidade”.
Comentários
Acre
“Uma nova história“, diz Nicolau ao visitar obras da ponte em Sena Madureira
Acompanhado pelo colega de parlamento Gilberto Lira, o primeiro secretário da ALEAC, Nicolau Junior visitou na tarde deste sábado(23), as obras da ponte do II distrito, em Sena Madureira.
Orçada em R$ 36 milhões, e com uma extensão de 232 metros, a ponte vai ligar o tradicional bairro do II distrito ao centro da cidade, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade.
Responsável pela obra, o engenheiro Daniel Diede explicou aos parlamentares que a construção está com 80% do projeto concluído , e tem previsão para ser concluída até novembro. 110 operários trabalham para cumprir o cronograma e garantir que a obra seja entregue dentro do prazo previsto.
“Depois que essa ponte for entregue, Sena Madureira vai vivenciar uma nova história. O governo está cumprindo outra promessa, igual tantas que vem cumprindo. Nós na ALEAC, vamos continuar dando o suporte necessário nos projetos de grande alcance social”, garantiu Nicolau.
Anfitrião, Gilberto Lira agradeceu a visita do primeiro secretário e ratificou o apoio na Casa de Lei as ações do governo.
Comentários
-
Extra1 dia atrás
GIRO detém grupo que planejavam arrombar comércios em Brasiléia
-
Cotidiano2 dias atrás
Luto no Esporte – Walewska enviou mensagem para o marido antes de cair do 17º andar, diz boletim de ocorrência
-
Extra1 dia atrás
Menor é apreendido após investigação da Polícia Civil de Brasileia por envolvimento em série de assaltos
-
Acre1 dia atrás
Padrasto que estuprou e engravidou criança de 11 anos no AC é condenado a mais de 20 anos; bebê morreu
-
Acre2 dias atrás
Apostador do Calafate fatura R$ 45 mil na Mega Sena
-
Acre2 dias atrás
No Acre, sexta-feira será quente mas com possibilidade de chuvas; confira
-
Geral1 dia atrás
Rebanho bovino cresce mais de 14% no Acre e chega a 4,6 milhões de cabeças
-
Cotidiano2 dias atrás
Flamengo pode jogar mais uma final com dois goleiros diferentes