Acre

Alunos de ensino médio do Ifac de Tarauacá ganham 15 medalhas em olimpíadas científicas nacionais

Dentre os premiados, oito foram reconhecidos com medalha de ouro, dois de prata e cinco de bronze. Olimpíada de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes foram aplicadas no primeiro semestre de 2023 e cerimônia aconteceu nesta terça-feira (14) no auditório do campus de Tarauacá.

Estudantes do ensino médio do Ifac de Tarauacá foram premiados em olimpíadas de astronomia — Foto: Arquivo pessoal

Estudantes do ensino médio-técnico do Instituto Federal do Acre, do campus de Tarauacá, no interior do Acre, foram destaques na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) deste ano. Pelo menos 15 alunos tiveram o desempenho recompensado com medalhas, além das menções honrosas dadas aos demais participantes.

A cerimônia de premiação foi realizada no auditório do próprio campus. As provas objetivas e os lançamentos de foguetes foram aplicados no final do primeiro semestre de 2023 e nesta terça-feira (14), os alunos foram premiados com medalhas, sendo:

  • oito de ouro na Mobfog;
  • dois de prata na OBA;
  • cinco de bronze na Mobfog.

 

Segundo o professor de física Fernando Banen, que integra a organização local no município, os alunos do Ifac de Tarauacá sempre participam das etapas de avaliação e da competição de lançamento de foguetes todos os anos. Ele conta ainda que os estudantes mantiveram a média de desempenho e que pelo menos 200 alunos também foram contemplados com os certificados de participação.

“São olimpíadas científicas nacionais organizadas pela Agência Espacial Brasileira e sociedade astronômica que já estão há mais de 20 anos realizando por todo o Brasil, envolvendo alunos das escolas públicas, privadas, do ensino fundamental e médio. Com relação ao aprendizado, o aluno tem um aprofundamento a mais no conhecimento de ciências da natureza e da terra, no qual engloba as disciplinas de química, matemática, física e biologia”, frisou.

No total, foram 15 medalhas de ouro, prata e bronze, além de cerca de 200 certificados entregues — Foto: Arquivo pessoal

A OBA e a Mobfog são olimpíadas científicas nacionais, organizadas pela Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Astronômica Brasileira há mais de 20 anos, realizadas em todo Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio.

A organização local destacou que a equipe organizadora enviou as medalhas e certificados diretamente para as escolas que ficaram responsáveis pela distribuição aos alunos. Neste ano, as turmas dos cursos técnicos em Floresta, Agricultura, Administração e em Finanças estiveram envolvidos na edição, organizada pelos professores de física Delma Pereira, que é a responsável do projeto e Fernando Banen.

“Nós fazemos todo o trabalho o ano inteiro, preparamos os alunos, fazemos as aplicações das provas e realizamos o campeonato/lançamento de foguetes, abastecemos as informações no site da instituição e elas mandam a premiação pelos correios para fazermos a devida entrega”, complementou o docente.

Desempenhos de estudantes foram reconhecidos por meio de medalhas e certificados de participação — Foto: Arquivo pessoal

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre