Alta de casos de dengue e outras viroses desafia sistema de saúde na pandemia

O ano de 2020 ficará para sempre marcado como o começo da pandemia do novo coronavírus. Desde o surgimento da Covid-19, cresceu a preocupação em se aplicar maior atenção com medidas e cuidados sanitários, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social. Mas, ao contrário do que se esperava em tempos de tanta precaução, o Brasil registrou aumento significativo nos casos de infecções causadas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira conversa com o biólogo Alessandro Giancola, analista em saúde da Divisão de Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, e a médica Melissa Barreto Falcão, da Sociedade Brasileira de Infectologia na Bahia, para entender melhor por que estamos presenciando uma alta nos casos de dengue, zika e chikungunya.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, o estado do Acre foi assolado por enchentes, picos de contaminação pela Covid-19 e um estouro da dengue. Na região Sudeste, a cidade de São Paulo já registra três vezes mais casos de arboviroses do que em todo o ano de 2020.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria