ALERTA! Rio Acre poderá atingir cota de transbordamento esta semana na fronteira

A Defesa Civil em Brasiléia vem monitorando o nível do rio Acre na fronteira – Foto: Alexandre Lima

Foi registrado que o rio vem subindo cerca de 10cm a cada hora na fronteira. A cota de alerta é de 10.30cm

Alexandre Lima

As notícias não são nada boas para as cidades de fronteira do Acre, Bolívia e Peru. Segundo foi registrado nas regiões altas que alcançam do Rio Acre, somente neste final de semana, foi registrado o que deveria cair em todo o mês em volume de chuvas.

Em locais que são monitorados, somente no dia 22 (sábado), se registrou 40.3mm pela parte da manhã, na parte da tarde, foram 38.8. Já no domingo, foram apenas 1.0, o que se considera normal nesta época.

Ou seja, foram 80 milímetros de chuvas em menos de 24 horas que poderão chegar na fronteira do Acre. A Defesa Civil em Brasiléia, sob a coordenação de Reginaldo Guerra, vem realizando reuniões para que todos os setores fiquem em estado de alerta.

Planos de contingencia aconteceu nesta semana com a participação das secretarias municipais, órgãos ambientais do governo estadual e federal, onde modificaram e adaptaram para minimizar os problemas no caso de desastres na nossa cidade, caso venha acontecer nos próximos dias.

Planos de contingencia aconteceu com a participação das secretarias municipais, órgãos ambientais do governo estadual e federal

As notícias não são  nada animadoras para a Capital do Acre, Rio Branco, que estaria se organizando para levar as famílias para suas casas. Foi registrado na estação de monitoramento em Epitaciolândia, que o nível do rio subiu pouco mais de 2 metros desde o início da noite deste domingo, dia 23.

As 19h00 (domingo), foi registrado que o rio marcava 8,20cm. Às 7h00 desta segunda, marcou 9,08cm. Horas depois, às 9h37, o nível havia subido para 9,28cm, ou seja, 20 centímetros em duas horas e continuava no mesmo ritmo sem sinal de vazante.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima