Aleac aprova pedido de audiência pública sobre apagões

Audiência ainda não possui data marcada.
Acre registrou interrupções de energia entre os dias 18 e 20 de setembro.

G1/AC

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deve realizar uma audiência pública para discutir as falhas no fornecimento de energia elétrica para o estado. O requerimento, apresentado pela deputada Juliana Rodrigues (PRB-AC) foi aprovado por unanimidade, nesta quarta-feira (23). A reunião, entretanto, ainda não possui data marcada para ocorrer.

Juliana, que preside a Comissão de Direitos do Consumidor da Aleac, diz esperar a participação de representantes da Eletronorte, Eletrobras Distribuição Acre e dos órgãos como o Procon e o Ministério Público do Acre (MP-AC).

“Queremos que a Eletrobras se explique a respeito desses apagões, porque estão causando muitos prejuízos, e também que apresente soluções. Porque só explicação não vai resolver”, diz.

A parlamentar diz que ela mesma chegou a sofrer com os transtornos causados pela falta de energia. “Na sexta-feira (18) eu estava fazendo compras para uma viagem ao interior, mas não consegui pagar porque não havia energia elétrica”, conta.

Além da audiência pública, o parlamento acreano aprovou ainda um requerimento do deputado Gehlen Diniz (PP-AC) pedindo informações sobre as interrupções do fornecimento de energia ocorridos entre a sexta-feira (18) e o domingo (20).

O G1 entrou em contato com a Eletrobras Distribuição Acre. Por meio da assessoria, a empresa disse que embora ainda não tenha sido comunicada oficialmente sobre a audiência, estaria disposta a comparecer à Aleac para prestar esclarecimentos.

Apagões
Na sexta-feira (18), o Acre ficou sem energia por pouco mais de três horas. Segundo a distribuidora a interrupção foi em decorrência de uma perda de conexão com o SIN, no estado de Rondônia. Já no sábado (19), a capital do estado ficou sem luz e o órgão disse que se tratava apenas de uma interrupção pontual. O problema voltou a ocorrer no domingo (20).

Os apagões causaram a morte de 12 mil frangos e um prejuízo de R$ 134 mil para a uma empresa de alimentos instalada em Brasileia, no interior do estado. Segundo o diretor de produção da Acreaves, Luiz Fernando, os animais teriam morrido por causa do calor, depois que os apagões causaram o desligamento dos aparelhos que controlam as temperaturas nas estufas de criação das aves. A empresa estuda pedir o ressarcimento.

O Ministério Público do acre (MP-AC) abriu inquérito civil para pedir explicações ao Operador Nacional do Sistema (ONS), Eletrobras-AC e Eletronorte sobre as constantes quedas de energia registradas no estado. “Nós já temos uma Ação Civil Pública ajuizada. Não é algo novo. Temos outra visando a melhoria da qualidade do serviço de energia elétrica”, disse o promotor de Direito do Consumidor, Marco Aurélio.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima