Aleac aprova aumento de até 200% em adicional de insalubridade a servidores da saúde no AC

A medida deve beneficiar mais de 3,5 mil profissionais da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Proposta inicial do governo era de aumento de 100%, mas valor foi majorado.

Aleac aprova aumento de até 200% em adicional de insalubridade a servidores da saúde no AC — Foto: Arquivo/Secom

Por Iryá Rodrigues

Os deputados do Acre aprovaram um projeto de lei do governo do estado que autoriza o aumento de até 200% no adicional de insalubridade pago aos profissionais de saúde do estado. O texto foi aprovado em sessão nessa quarta-feira (29) da Assembleia Legislativa (Aleac).

Inicialmente, a proposta do governo era de garantir a ampliação em 100% no adicional de insalubridade, mas o valor foi majorado, após discussões entre os deputados e a Casa Civil. A informação foi confirmada pelo líder do governo na Casa, deputado Gehlen Diniz.

_______________

A medida deve beneficiar mais de 3,5 mil profissionais da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) que estão na linha de frente no combate à Covid-19 por um período de três meses. O deputado explica que o benefício é somente para os profissionais que já recebem o adicional.

_______________

Conforme o projeto, os beneficiados incluem médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos, enfermeiros, motoristas, assistentes sociais, bioquímicos, agentes de saúde, biólogos e outros.

“Nós majoramos o adicional de insalubridade daqueles profissionais da área da saúde pública que já faziam jus a esse benefício. Isso por um prazo de três meses, podendo ser prorrogado enquanto durar a pandemia. Não têm direito ao benefício aqueles profissionais que não recebem o adicional de insalubridade, os que estão de férias e aqueles que estão afastados”, explicou o deputado.

Com a proposta aprovada, os servidores que atualmente ganham 10% de adicional de insalubridade tiveram um acréscimo de 200% e passam a receber 30%. Já os recebem 15% de adicional tiveram o recurso majorado em 133,3%, passando a receber 35%. Os que ganham 20% de adicional tiveram um acréscimo de 100% no benefício e vão receber agora 40%.

Após aprovação, o PL volta para o governo para ser sancionado e, em seguida, ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Mais de 500 profissionais afastados

Dados da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) apontam que, até terça-feira (28), 93 servidores tiveram que ser afastados por estarem com Covid-19.

Além dos casos confirmados, 438 servidores também foram afastados porque estavam no grupo de risco. O que significa dizer que dos 5.719 servidores da Saúde em todo o estado, ao menos 531 estão afastados.

Como são números dinâmicos, vale destacar que o cenário muda diariamente, mas é um termômetro do que está ocorrendo dentro da Saúde durante essa pandemia.

O último boletim da Sesacre, divulgado nessa quarta-feira (29), apontava 354 casos confirmados de Covid-19 em todo o estado. As mortes por conta da doença chegaram a 18. E 721 pacientes ainda aguardam o resultado de exames.

Do total de casos, 300 são em Rio Branco; 13 em Acrelândia; dois no Bujari; 25 em Plácido de Castro; dois em Porto Acre, três em Senador Guiomard; 5 em Cruzeiro do Sul; um em Mâncio Lima e três  em Xapuri.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre