Alan Rick solicita apoio do governador Gladson Cameli na mediação de conflitos de terra no Seringal São Domingos

O deputado federal Alan Rick (DEM), encaminhou nesta sexta-feira, por ofício, solicitação ao governo do Estado para que intervenha junto aos governos do Amazonas e Rondônia em busca de solução para um dos mais graves conflitos de terra da região do sul do Amazonas, na fronteira de Acrelândia com a cidade de Lábrea(AM), no seringal São Domingos, que já resultou em várias mortes, a mais recente no início do final de março, do produtor Nemes Machado, assassinado em sua propriedade por pistoleiros que continuam sem punição.

A solicitação, que foi feita previamente em conversa com o governador Gladson Cameli, é um dos resultados práticos da reunião da qual Alan Rick participou na última sexta-feira, (5), na sede da Defensoria Pública do Estado do Acre, por solicitação do Defensor Público Celso Araújo, com participação de moradores do São Domingo, representantes de sindicatos, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Incra, Defensoria Pública da União e Ministério Público Federal para tratar da questão.

No ofício Alan Rick lembra que tem travado uma dura batalha em busca de solução para os assassinatos e crimes ambientais que acontecem constantemente no Seringal São Domingos, localizado na região da Ponta do Abunã, fronteira do Acre com o Sul do Amazonas e Rondônia.

“O conflito de terra na região já resultou em mais de 20 mortes nos últimos anos. A mais recente, do pequeno produtor Nemes Machado, ocorreu no último dia 30 de março. Diante da gravidade da situação, temos mantido reuniões permanentes com representantes dos moradores do Seringal São Domingos, assim como autoridades federais e estaduais”, destaca o parlamentar.

Segundo Alan Rick, diante das constantes ameaças de morte aos produtores da região do São Domingos e da morte recente de um dos moradores, há uma necessidade urgente de garantia do retorno dos trabalhadores às suas áreas. “Hoje são mais de 40 famílias que estão fora de suas terras temendo serem mortos por pistoleiros. Para que possam retornar com segurança, precisamos de uma Força Tarefa que conte com as forças policiais do Acre, Rondônia e Amazonas, além da Polícia Federal e Força Nacional”.

Em Brasília, junto com a deputada Perpétua, Alan Rick busca junto ao Ibama solução para as multas que estão sendo dadas aos produtores que moram no São Domingos pela retirada ilegal de madeira protegida por lei por grileiros e madeireiros que atuam na região sem que nada lhes aconteça. A situação é grave e vamos seguir atentos para que os direitos dos produtores sejam garantidos”, disse.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria