Agricultor morre afogado ao tentar secar açude na zona rural de Brasiléia

Adalmo teve sua perna puxada e presa pelo cano do açude – Foto: Arquivo família

Alexandre Lima

Uma tragédia ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 10, deixará os familiares do senhor Adalmo Souza Braga (52), marcados para sempre. Segundo informações, a vítima estaria trabalhando na companhia dos filhos na tentativa de secar o açude da propriedade, localizada no Ramal Arraial, no km 84 da BR 317.

Como de praxe, é comum os açudes terem uma espécie de válvula de escape, onde é colocado uma cano e aproximadamente 200 milímetros, quando acionado ajuda na vazante. Daí, é feito a retirada dos peixes para e em seguida, o melhoramento necessário.

Pra quem tem mais condições, é construído uma comporta com concreto e ferro, que ajuda e facilita muito na vazante do açude. Foi quando o senhor Adalmo teria se descuidado e se aproximou do cano que recebia uma grande quantidade e puxava a água.

Por estar perto demais do cano, a perna do colono foi puxada e a pressão fez com que lacrasse e não desse chance de poder puxar. Diante do desespero, dois dos filhos que estavam juntos, ainda tentaram socorrer, mas, foi em vão e por pouco não morriam junto.

Foi quando pediram ajuda a outras pessoas e conseguiram fechar o cano na outra ponta. Somente assim, foi possível tirar a perna de dentro do cano e puxar o corpo do colono já sem vida.

Diante da tragédia, os familiares acionaram as autoridades que levaram o corpo ao IML na Capital para exames de praxe, para em seguida liberar aos familiares. O velório e acontecerá na propriedade e o enterro nas primeiras horas deste domingo, dia 12. Seu Adalmo deixa quatro filhos, viúva e dois netos.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima