Advogado José Luis Vargas revela que vítima documentou notas antes de pagar os 500 bolivianos; prova foi fundamental para prisão do policial. Foto: captada
Um subtenente da Direção Departamental de Trânsito de Cobija, no departamento de Pando, foi preso em flagrante após ser denunciado por cobrança irregular de 500 bolivianos a uma pessoa que pilotava motocicleta sem documentação e em aparente estado de embriaguez. A prisão ocorreu após o advogado Dr. José Luis Vargas convocar a imprensa local para acompanhar o caso.
De acordo com a denúncia, a proprietária da motocicleta foi até as instalações do trânsito para realizar o pagamento correspondente à infração, quando o policial teria solicitado o valor de forma irregular. Minutos depois, equipes da Procuradoria Anticorrupção e da Força Especial de Luta Contra o Crime (FELCC) intervieram nos escritórios, onde foram encontrados mais de 3.000 bolivianos nas gavetas da instituição, incluindo o dinheiro entregue pela denunciante.
A mulher que alegou ter pago de forma irregular ao policial fotografou as cédulas antes de entregá-las. A estratégia da vítima, orientada pelo advogado, foi determinante para comprovar a alegação de cobrança irregular e levar à prisão em flagrante do subtenente.
O subtenente foi detido e o caso continua sob investigação das autoridades bolivianas. O fato expõe problemas de corrupção no interior das instituições públicas do departamento de Pando e reforça a importância do controle social para coibir este tipo de prática irregular.