Advogado afirma que a ex-presidente Jeanine Añez tentou se suicidar por “abusos” cometidos por autoridades

Página Digital Sete

Um dos advogados da ex-presidente Jeanine Añez, Luis Guillén, garantiu neste sábado que a autolesão do ex-presidente na manhã deste sábado é uma tentativa de suicídio e se deve a um pedido de ajuda. Guillén afirmou que é uma consequência dos “abusos” a que está sujeito o ex-presidente.

El jurista señaló que en los últimos cinco meses de detención, Régimen Penitenciario le administró medicamentos de forma errónea, además de fármacos contraproducentes para su salud, lo que puede haber causado un marco de depresión y paranoia que la habría llevado a tomar la decisión de quitarse a vida.

“Ontem tive a oportunidade de participar da junta médica e soube que o Regime Penitenciário vinha fazendo uso indevido de medicamentos que seriam prescritos à ex-presidente, inclusive medicamentos que seriam contraproducentes à saúde dela e gerariam efeitos adversos como como depressão alta ou mesmo uma síndrome de paranóia “, disse ele.

Guillén indicou também que a ex-presidente não teve permissão para sair da prisão, que ela foi tratada internamente e que agora está estável. Informou também que a tentativa de suicídio ocorreu de madrugada e que funcionários do Regime Penitenciário descobriram o fato pela manhã.

O Ministro de Governo, Eduardo Del Castillo, foi quem informou esta manhã que Añez se feriu no presídio de Miraflores, mas assegurou que os ferimentos são “arranhões” superficiais no braço e que sua saúde não está em risco.

“Lamento informar que a Sra. Jeanine Añez teria tentado gerar uma autolesão nas primeiras horas de hoje, porém, afirmamos que sua saúde está completamente estável. Ela tem alguns pequenos arranhões em um dos braços, porém, não há nada com que se preocupar “, disse Del Castillo em uma entrevista coletiva.

Añez cumpriu recentemente cinco meses de prisão, após sua prisão na madrugada de sábado, 13 de março deste ano, em Beni. O ex-presidente é acusado de sedição e terrorismo, pelos fatos que desencadearam a renúncia de Evo Morales, em novembro de 2019.

Sua saúde tem estado em debate nas últimas semanas, após repetidas reclamações de sua família e de figuras públicas. O ex-presidente é hipertenso e apresenta quadro de depressão. Nos últimos dias, ela foi levada a diversos centros de saúde por ordem do Regime Penitenciário para exames médicos, porém, sua família denunciou que ela não foi submetida a exames rigorosos e que o índice de transferências afeta sua saúde.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Marcus José