O indígena Josemilson Mariano da Silva Kaxarari, de 39 anos, foi gravemente ferido com um tiro disparado pelo próprio filho, um adolescente de 14 anos, após uma discussão na noite de sábado (26) na aldeia Marmeli, localizada no Ramal do Jacaré, próximo ao distrito de Vista Alegre do Abunã, em Rondônia.
Segundo relatos de familiares, a discussão entre pai e filho ocorreu dentro da residência, onde, em um momento de tensão, o adolescente foi ao quarto, pegou um rifle da família e disparou nas costas de Josemilson. Após o disparo, o jovem fugiu, deixando o pai ferido.
Vizinhos ouviram o barulho do tiro e foram até a casa, onde encontraram Josemilson caído e com dificuldades para respirar. Um professor local ajudou a socorrer a vítima, levando-o em um carro até Vista Alegre do Abunã, onde uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Rondônia interceptou o veículo para prestar os primeiros socorros.
Josemilson foi então transferido em estado grave ao pronto-socorro de Rio Branco, no Acre. Devido à jurisdição em áreas indígenas, o caso deve envolver a Polícia Federal, mas até o momento não houve informações sobre a presença de forças policiais na aldeia Marmeli.