fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acreano nascido no Seringal Canadá em Feijó é o novo comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas

Publicado

em

Fonte: acrenews

O coronel Muniz é o novo comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas. Ele foi nomeado essa semana pelo governador Wilson Lima (PSC) para exercer a maior função da carreira Militar, chefiando uma das maiores corporações do Brasil. A informação teria pouca importância no Acre não fosse um detalhe mais que curioso, o fato de ele ser daqui, daqueles do pé rachado, como se diz no anedotário. Na verdade, ele se chama Orleilso Ximenes Muniz e nasceu, há 46 anos, no seringal Canadá, alto rio Envira, município de Feijó, 344 km distante de Rio Branco.

Coronel Muniz com os irmãos Onildo, Orlando e Sula, que moram no Acre. Foto: cedida

O coronel Muniz é filho do Francisco Paixão Muniz e da dona Maria Zulmira Ximenes. É o caçula de quatro irmãos, Sula, Onildo e Orlando. Quando tinha 16 anos de idade foi a passeio para Manaus, numas férias tiradas pela família, ficou na casa de um tio para estudar e não voltou mais, senão para passear no Acre. Mesmo tendo formado a família no seringal, o casal Paixão e Zulmira se preocupou cedo em levar a gurizada para próximo dos estudos, tanto que todos são formados e trabalham em posições estratégicas no serviço público.

Em selfie tirada pela irmã Sula, que trabalha no Deracre

Até ser nomeado essa semana para o comando do Corpo de Bombeiros do Amazonas, onde vai comandar perto de 1,5 mil homens, o coronel Muniz precisou pagar um preço, renunciando muita coisa para estudar, sempre em escola pública. Terminou o ensino médio em Manaus, se destacando como um dos melhores alunos. Em seguida foi aprovado no vestibular para cursar economia pela Universidade do Amazonas (UFAM), entre os primeiros. Depois foi selecionado para o Exército Brasileiro como oficial temporário, onde ficou sete anos. No concurso para oficiais do Bombeiros, que fez logo após sair do Exército, alcançou a nona colocação.

Essa semana o nome desse acreano, nascido nas barrancas do maior rio de Feijó, saiu no Diário Oficial do Estado do Amazonas, nomeado para ocupar um dos postos mais cobiçados pelos oficiais, o de comandante. Para os amazonenses ele promete a lealdade a tropa e ao governador Wilson, para o Acre nunca esquecer da terra onde nasceu e onde os pais e irmãos vivem. Ao AcreNews o comandante disse estar honrado por ter sido lembrado entre tantos oficiais para comandar uma instituição centenária e mandou um abraço a todos os acreanos na pessoa do governador Gladson Cameli. “Inclusive minha irmã é chefe de gabinete aí no governo dele”, disse. A irmã é a professora Sula, chefe de gabinete da direção do Deracre.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Semana mantém chuvas abaixo da média no Acre, aponta previsão com chuvas abaixo do esperado

Publicado

em

Nas localidades do município de Plácido de Castro, onde as chuvas poderão estar acima do esperado para o período. Os dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O prognóstico climático para o trimestre julho-agosto-setembro/2024 se mantém por chuvas abaixo da média em todo o Estado do Acre. Foto Gleilson Miranda/Xapuri

Até o próximo dia 18 de julho, a previsão metereológica indica que há previsão de chuva com volume de até 15 milímetros nas regionais do Vales do Juruá, Tarauacá-Envira e Alto e Baixo Acre, com indicativo de ´anomalia negativa´ em todas as regiões do Estado, onde as chuvas poderão estar abaixo do esperado para o período.

No entanto, há indicativo de ´anomalia positiva´ nas localidades do município de Plácido de Castro, onde as chuvas poderão estar acima do esperado para o período. Os dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

No geral, no entanto, o prognóstico climático para o trimestre julho-agosto-setembro/2024 se mantém por chuvas abaixo da média em todo o Estado do Acre, Rondônia, Mato Grosso, sudoeste do Tocantins, centro-sul do Amazonas e a faixa extremo sul do Estado do Pará. Acima da média no extremo norte dos estados de Roraima e Amapá. Nas demais áreas da Amazônia Legal, a precipitação ficará próxima da média climatológica.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Criança faz aniversário temático da PRF e realiza sonho ao receber surpresa da corporação

Publicado

em

O contato com a PRF foi feito pelo pai do garoto, através de e-mail

A surpresa ocorreu graças a e-mail enviado pelo pai do garoto à instituição/Foto:Reprodução

Emanoel tem apenas nove anos, mas já é um grande fã da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e durante seu aniversário ele mostrou todo o seu amor pela PRF, que foi o tema da festa.

Para a surpresa do pequeno Emanuel, três agentes foram ao encontro dele durante sua comemoração. A visita foi realizada após um e-mail do pai do garoto, direcionado a Superintendência da PRF em Rio Branco.

Na mensagem, o pai dizia que aquele era o dia em que seu filho completaria os nove anos, e que ele tinha o sonho de ter a presença da PRF na sua festa. Assim, emocionados com o pedido, a equipe da instituição organizou a surpresa.

Além da grande surpresa para o jovem, o ato é uma maneira de aproximar a instituição da comunidade de maneira geral.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Erick a dúvida do Rio Branco para final do Campeonato Sub-20

Publicado

em

Foto Clemerson Ribeiro: Erick (8) tem uma lesão muscular e faz tratamento

O volante Erick, com uma lesão muscular, é a dúvida do Rio Branco para a final do Campeonato Estadual Sub-10. O jogo decisivo contra o Santa Cruz será disputado nesta terça, 16, a partir das 17 horas, no Florestão.

“Iniciei o tratamento e espero jogar. Temos mais dois dias para tratar e descansar e o objetivo é jogar nas melhores condições”, comentou Erick.

Tem opções

O técnico Eriano dos Santos confia na possibilidade de ter todos os titulares no duelo decisivo.

“Quero contar com Erick, mas se não for possível temos opções. Esse é o momento para realizar os ajustes e tentar a conquista”, afirmou o treinador do Estrelão.

Chega invicto

O Rio Branco chega invicto na decisão do Estadual, mas a vantagem do empate é do Santa Cruz por ter um melhor saldo de gols.

Comentários

Continue lendo