Acre transfere 100 milhões de toneladas de crédito de carbono para Agência Ambiental

O governador Gladson Cameli assinou decreto que autoriza a transferência de cem milhões de toneladas de créditos de carbono (tCO2eq), pertencentes ao Estado do Acre, à Companhia Agência de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Estado do Acre S/A – CDSA.

O decreto especifica que a transferência acontece para fins de negociação de mercado e que os atos necessários à formalização das internalizações dos ativos de carbono serão de responsabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda.

Os créditos de carbono são uma representação da quantidade em tonelada de carbono que deixou de ser imitida na atmosfera. Sendo assim, a organização que comprovar que reduziu a emissão de gases, gera-se um crédito proporcional à quantidade reduzida. Em outras palavras, um crédito de carbono tem valor comercial e corresponde a uma tonelada de gás carbônico não emitido. Dessa forma, empresas que conseguem reduzir emissões ganham uma espécie de certificação ou créditos, que podem ser comercializados.

As organizações públicas ou privadas que não conseguem atingir a redução, compram créditos das que conseguiram. Desse modo, é gerado a compensação de carbono, evitando a poluição descontrolada em países e empresas. Ou seja, o governo do Acre pode ser compensado financeiramente, caso emita menos do que produz.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
ac24 Horas