Acre terá 13 mulheres candidatas à prefeitura nas Eleições, diz TSE

Das 725 candidatas às eleições no Acre, 13 são para o cargo de prefeito.
Número de mulheres representa 16,67% do total na disputa majoritária.

Ao todo, 725 mulheres devem concorrer nas
eleições de 2016 (Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT)

Do G1 AC

O Acre terá 13 mulheres candidatas ao cargo de chefe do executivo municipal nas eleições de outubro de 2016. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados até este sábado (27), o número de mulheres representa 16,67% do total de postulantes ao cargo de prefeito, que são 78 candidatados.

Ao todo, 725 mulheres devem correr aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador no estado, o que representa 32% dos candidatos.

Em todo o estado, 2.287 apresentaram seus pedidos para concorrer nas eleições de outubro, segundo o TSE. Do total de mulheres que estão na disputa majoritária, quatro já são consideradas aptas à concorrem nas eleições, e as outras nove ainda aguardam julgamento dos pedidos. Portanto, esse número de mulheres na disputa por cargos nas eleições ainda pode diminuir.

Para o cargo de vice-prefeito 16 mulheres apresentaram seus pedidos de candidatura no estado e outras 696 devem concorrer ao cargo de vereador. O partido que mais tem mulheres candidatas é o PMDB, com 76 candidatas e em segundo lugar o PP, com 69 mulheres.

PEN tem apenas duas mulher candidata. Para o cargo de prefeito, o PMN possui apenas uma mulher, a candidata Maria Socorro Soares de Oliveira, não tendo nenhum candidato homem na disputa pelo pleito. Maria Socorro ainda aguarda julgamento do pedido de candidatura.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima