Acre tem mais de 2,4 mil mandados de prisão pendentes, aponta CNJ

Outras mais de 390 pessoas chegaram a ser presas, mas se evadiram do sistema prisional e são consideradas foragidas.

Dados do CNJ mostram que o Acre tem mais de 2,4 mil mandados de prisão pendentes — Foto: Reprodução/CNJ

Por Iryá Rodrigues

O estado do Acre tem mais de 2,4 mil mandados de prisão pendentes, de acordo com dados do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desses, mais de 2 mil criminosos nunca chegaram a cumprir pena e são procurados, o que representa 80% dos mandados pendentes. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (22).

Outras mais de 390 pessoas chegaram a ser presas, mas se evadiram do sistema prisional e são consideradas foragidas.

Ao todo, são mais de 8 mil pessoas presas nas unidades penitenciárias do Acre, segundo o CNJ. Desses, mais de 3 mil são provisórios, o que representa 38% dos detentos.

Os condenados somam mais de 4,9 mil, sendo 3,5 mil com execução definitiva de pena e outros 1,4 mil cumprindo pena em execução provisória. Além disso, os dados mostram que dez estão internados.

Os homens são maioria no sistema prisional. De acordo com o CNJ, nos presídios do estado acreano estão custodiados mais de 7,5 mil homens e mais de 470 mulheres.

_____________

Em todo país são mais de 300 mil mandados pendentes de cumprimento. Desses, 17,8 mil estão foragidos do sistema prisional e outros mais de 280 mil são procurados pela Justiça.

_____________

O número nacional pode ser bem maior. Isso porque, segundo o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul ainda estão implantando o cadastramento de pessoas privadas de liberdade.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1