As temperaturas em todo o Acre devem ficar acima dos 30ºC nesta sexta-feira (30), segundo o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Há ainda possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas entre a tarde e o começo da noite.
Para este dia, a previsão é que o céu fique parcialmente nublado. A umidade relativa do ar deve ficar perto de 100% de manhã e caindo drasticamente para entre 30% e 40% no período da tarde.
A falta de chuvas e a situação de extrema seca dos rios no Acre levaram o governo do Acre a declarar, no dia 30 de julho, situação de emergência em todo o estado. A seca já afeta o fornecimento de água e compromete diversas atividades econômicas e sociais.
O decreto leva em consideração o impacto severo da seca, que se intensificou no primeiro semestre deste ano e a iminente possibilidade de desabastecimento do sistema de água.
A falta de água também impacta diretamente municípios e aldeias indígenas, com risco de isolamento, devido à falta de navegabilidade dos rios.
O Rio Acre, principal afluente do estado, ficou em 1,37 metro, nesta quarta-feira (21), a apenas 12 centímetros da menor cota histórica desde 1971, quando o manancial começou a ser monitorado em Rio Branco. O nível é igual a marca de 2023 e se estabeleceu, até então, como a menor deste ano. A marca histórica de seca é de 1,25 metro, em 2 de outubro de 2022.
Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 18°C e a máxima de 36ºC.
Mínima de 19°C e máxima de 35ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Waltere Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 20ºC e 33ºC.
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 19ºC e 34ºC.
Por fim, em Feijó, Tarauacá e Jordão as temperaturas variam entre 20ºC e 33ºC.