Acre tem 147 seções eleitorais em locais de difícil acesso, diz TRE

Seções estão em aldeias, ramais e comunidades ribeirinhas no estado.
Aviões, barcos e helicópteros devem ser usados para transporte.

Em 2014, FAB também disponibilizou helicópteros
para o transporte de urnas
(Foto: João Evangelista Souza)

G1

O Acre terá 147 seções eleitorais instaladas em locais de difícil acesso como aldeias e comunidades nas eleições de 2016. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

Locais como ramais e outros que ficam distantes dos centros urbanos devem receber os mesários e urnas nos próximos dias para o pleito. Para chegar até lá, o TRE-AC montou um esquema que conta com barcos, helicópteros, aviões de pequeno porte e caminhonetes traçadas.

As eleições 2016 ocorrem no próximo domingo (2) e os locais de votação serão abertos às 8h e fechados às 17h (horário local).

Ao todo, o estado possui, segundo dados do TRE-AC, 1.779 seções eleitorais. Dos 147 locais de difícil acesso, 42 só são acessíveis por helicópteros. A maioria delas estão, de acordo com o órgão, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, interior do Acre.

Assim como nas eleições de 2014, helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) devem ser usados para levar os materiais aos lugares de difícil acesso. O TRE-AC informou ainda que um helicóptero da FAB começou, na segunda (26), a fazer o transporte dos equipamentos.

Um segundo helicóptero deve chegar ao Acre nesta terça (27) para reforçar o transporte, que deve ser feito até a sexta (30).

Número de eleitores no Acre
O estado do Acre conta com um eleitorado de mais de meio milhão de votantes. Um total de 500.077 pessoas, que representam um aumento de 4,4% de eleitores, se comparado ao ano de 2012. Os dados são do Cadastro Nacional de Eleitores. A capital, Rio Branco, é a cidade que apresenta maior número, somando 230.090 eleitores.

Eleitoras são a maioria no estado
As mulheres são a maioria do eleitorado no estado, somando um total de 252.774 mil, contra 248.667 mil eleitores do sexo masculino. As estatísticas mostram também que no Acre há mais eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos, somando 135.262 mil. Os eleitores com 16 anos são a minoria e representam 4.437 mil eleitores.

Partido com maior número de candidato
O partido com o maior número de candidatos no Acre é o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), segundo estatísticas coletadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme a lista, o partido lançou a candidatura de 234 candidatos aos cargos de vereador e prefeito.

O segundo lugar ficou com o Partido dos Trabalhadores (PT) com 220 e logo em seguida aparece o Partido Progressista (PP), com 202 inscritos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) recebeu 2.266 pedidos de registro de candidatura em todo o estado para o pleito de 2016, segundo o TSE.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima