fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Acre solicita apoio financeiro do governo federal em carta conjunta do Norte e Nordeste

Publicado

em

Em carta conjunta com os estados das regiões Norte e Nordeste, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), solicitou apoio do governo federal, visando à preservação do equilíbrio fiscal e à garantia da continuidade, sem prejuízos, da oferta de serviços públicos essenciais à população, como saúde, educação, segurança e outros.

A medida se deu após os estados, num total de 16, sofrerem transtornos financeiros gerados pelo impacto das leis complementares 192 e 194/2022, agravados por sucessivas quedas do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Com isso, o Estado pretende assegurar o compromisso de uma administração financeiramente sólida e sustentável, que mantém o devido funcionamento dos serviços públicos essenciais.

A medida se deu após os estados sofrerem com impactos das leis complementares 192 e 194/2022, agravados por sucessivas quedas do repasse do FPE. Foto: Internet

No documento, os secretários de Fazenda explicam que as leis complementares promoveram reduções estruturais nos orçamentos estaduais e municipais, retirando, por exercício fiscal, aproximadamente R$ 124 bilhões de arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O Estado do Acre, assim como os demais que assinaram a carta, tem destinado os esforços possíveis no sentido de reequilibrar as contas, efetuando ajustes em suas alíquotas modais do ICMS, por exemplo, e fazendo uso de ferramentas estratégicas de governança.

“Um auxílio espelhado neste prestado aos entes subnacionais, por conta da pandemia do coronavírus, é imprescindível para amenizar as perdas de arrecadação decorrentes das LC 192 e 194/2022, agravadas pelas recentes quedas do FPE, e cuja ausência nesse momento sensível de desequilíbrio fiscal, inviabiliza a execução das políticas públicas estaduais, causando prejuízos irreparáveis à população, cujos serviços públicos são essenciais à sua vida, saúde, segurança, bem-estar e dignidade”, diz um fragmento da carta.

Para ler a carta na íntegra, clique aqui.

Comentários

Geral

Veja vídeo: Acidentes de trânsito são registrados em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por Juruá Online

No domingo (24), um grave acidente aconteceu na Vila Rica, em Cruzeiro do Sul (AC), quando um motociclista em alta velocidade se chocou com um carro em um cruzamento. O impacto foi tão forte que as imagens captadas por câmeras de segurança de uma residência local mostram o capacete do motociclista sendo lançado pelo ar.

Imediatamente após o acidente, os ocupantes do veículo envolvido saíram do carro em uma tentativa desesperada de prestar socorro ao motociclista ferido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas até o momento desta notícia, não há informações adicionais disponíveis sobre o estado de saúde do motociclista ou outros detalhes sobre o acidente.

Acidente na Avenida Mâncio Lima

Mais um incidente de trânsito foi registrado em Cruzeiro do Sul. O acidente envolveu três veículos, sendo dois carros e uma motocicleta.

O incidente aconteceu no cruzamento entre a Avenida Coronel Mâncio Lima e a Avenida São Paulo, sendo uma das áreas mais movimentadas da cidade.

Equipes da polícia de trânsito foram mobilizadas para prestar assistência às vítimas. Até o momento, não foram fornecidas informações sobre o estado de saúde dos envolvidos.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

+40 derrota Assembleia em Sena Madureira com gol nos minutos finais

Publicado

em

Assembleia perdeu oportunidades e acabou sendo derrotada em Sena

O +40, equipe master de Sena Madureira, derrotou a equipe da Assembleia por 1 a 0 em um duelo disputado nesse sábado, 23, no estádio José de Marreiro Filho, em Sena Madureira. A equipe da casa marcou aos 43 do segundo tempo e não deu tempo para o time visitante reagir.

Invencibilidade quebrada

Mesmo com a invencibilidade quebrada, o time da Assembleia seguirá série de confrontos pelo Estado. O próximo desafio será no município de Cruzeiro do Sul no dia 13 de outubro, no Cruzeirão, contra uma seleção da Prefeitura.

“Os deputados participarão de uma audiência pública em Cruzeiro do Sul no dia 13 e no dia 14 ocorrerá uma sessão solene. Vamos aproveitar a agenda de trabalho para jogar mais uma partida”, explicou o treinador Jairo Barbosa.

Comentários

Continue lendo

Geral

Além de temperaturas de 42º, tem previsão de chuvas intensas no AM, AP e AC, nesta segunda-feira (25)

Publicado

em

A temperatura pode variar entre 17°C e 42°C

A previsão do tempo para esta segunda-feira (25) é de céu nublado, com chuvas intensas, no Amazonas, Amapá e Acre. Pode chover em Roraima, Rondônia e nas microrregiões paraenses Óbidos, Santarém, Almeirim, Itaituba e Altamira. Nas demais áreas do Pará, céu claro. Dia ensolarado e com névoa seca no Tocantins.

A temperatura mínima fica em torno de 17ºC e a máxima pode chegar aos 42ºC. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 90%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Comentários

Continue lendo

Em alta