Acre só vacinou 43,25% do público-alvo da segunda campanha de vacinação contra a gripe

Até esta sexta-feira (8), o estado contabiliza pouco mais de 28 mil pessoas imunizadas contra a gripe. Campanha segue no sábado (9) e no domingo (10) no estado.

Acre só vacinou 43,25% do público-alvo da segunda campanha de vacinação contra a gripe — Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Por Aline Nascimento

O Acre vacinou pouco mais de 28 mil pessoas do público-alvo da segunda etapa de vacinação contra a gripe. Os dados foram contabilizados até esta sexta-feira (8) e representam 43,25% da meta de 90% esperado na segunda fase.

A campanha foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus.

O estado tem que vacinar 66.209 mil pessoas entre indígenas, servidores da Segurança Pública e de salvamento, comorbidade, caminhoneiros, transporte coletivo, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Com locais de difícil acesso e distantes da zona urbana, as equipes de saúde vão seguir com as ações durante o final de semana. Por isso, o Núcleo Programa Estadual de Imunização (PIN) afirmou que os dados completos vão ser tabulados após o domingo (10).

“Não consideramos que terminou hoje porque tem município que vai vacinar no fim de semana, tem estratégia na zona rural, ribeirinhos e indígenas, na Tucandeira onde estão fazendo uma ação para vacinar os caminhoneiros. Então, ainda temos amanhã [sábado, 9] e domingo [ 10] de vacinação”, complementou a gerente do Núcleo, Renata Quiles.

Público-alvo

Dos grupos priorizados na segunda etapa, funcionários do sistema prisional foi o que teve a menor cobertura, com apenas 22,10% do total esperado. Até a sexta, apenas 194 dos 878 servidores da categoria se vacinaram.

O segundo grupo menos atingido foi o de pessoas privadas de liberdade. As equipes precisavam imunizar 3.313 mil presos e adolescentes, mas foram vacinados 1.041 mil até esta sexta.

“Para vacinar os servidores do sistema prisional, assim como as pessoas privadas de liberdade, a estratégia dependia do agendamento de cada setor e da disponibilidade das secretarias municipais de saúde, já que devido ao coronavírus tivemos que trabalhar estratégias de vacinação do grupo de idosos e comorbidades em residências, fazendo com que as equipes não fossem suficientes para atender em tempo oportuno”, reafirmou.

Outro grupo com dificuldade para vacinação foi o dos caminhoneiros. Do total de 3.814 mil que eram para tomar a vacina, apenas 912 participaram da campanha. Renata acrescentou que foi feita uma pesquisa e as equipes descobriram que os caminhoneiros preferiam tomar a vacina logo na entrada da cidade, no Posto de Fiscalização da Tucandeira.

“Então, para eles pararem e procurarem uma unidade de saúde sentiram dificuldade. Isso foi identificado durante os plantões na Tucandeira, na barreira sanitária, e fizeram uma pesquisa se tinha interesse. Mas, isso só foi reportado essa semana e mesmo que essa fase da campanha se encerre vamos dar continuidade lá”, falou.

A terceira etapa da campanha começa na segunda-feira (11). O público-alvo da campanha são as crianças de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas adolescentes e jovens de 12 a 21 anos e outros.

“Mas, já esperávamos que a campanha não fosse ser executada como nos outros anos, que tivemos dificuldades, e por isso, independente do período, vamos continuar fazendo a vacinação de outros grupos”, concluiu.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre

Notícias recentes