Acre sedia encontro nacional sobre segurança pública nas fronteiras

Estratégias de combate aos crimes fronteiriços serão debatidas durante o evento (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Epitaciolândia, município da fronteira acreana com a Bolívia, distante pouco mais de 200 quilômetros da capital do Acre, será sede, nos dias 6, 7 e 8 de maio, do 10º Encontro da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) e do I Simpósio de Segurança Pública nas Regiões de Fronteira do Acre.

O evento, que vai reunir secretarias de Estado de Segurança Pública dos 11 estados brasileiros que aderiram ao Plano Estratégico de Fronteiras, criado pelo governo federal, contará com a presença do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, o governador do Estado do Acre, Tião Viana, representantes da Bolívia e Peru, além das polícias militar e civil, bombeiros e outros agentes de segurança.

Para o secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner, o evento é uma oportunidade de troca de experiências e melhores práticas que os órgãos de fronteira estão desenvolvendo, considerando que muitos já possuem equipes especializadas para prevenção e repressão dos crimes transfronteiriços. “Também é uma oportunidade de o Ministério da Justiça fazer uma avaliação dos resultados da política implementada com a Enafron”, disse o secretário Graebner.

Entre os palestrantes e participantes estão Cristina Villanova, diretora do Departamento de Políticas e Programas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) os secretários de Segurança do Acre, Reni Graebner, e do Mato Grosso, Alexandre Bustamante, o comandante da 17ª Brigada de Infantaria e Selva de Porto Velho, general André Miranda, o comandante da Polícia de Pando, coronel Freddy Mendieuat,  o contra-almirante Juan Antelo, contra-almirante da Marinha Boliviana, o comandante da Polícia Nacional Peruana de Madre de Diós, Dário Jara.

O evento será realizado na Escola Estadual Belo Porvir, em Epitaciolândia, cidade gêmea de Brasileia, a partir das 8 horas do dia 6.

Da Agência Acre

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima