fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acre registra mais de 700 novos casos de covid-19 em dezembro, alerta Saúde

Publicado

em

O Acre enfrenta um alarmante crescimento nos casos de Covid-19 neste mês de dezembro, conforme revelado pelo levantamento do Observatório da Saúde do Governo Estadual. O estudo aponta para um significativo aumento, com 710 novos casos registrados somente neste período.

Nos últimos seis dias, 107 pessoas foram diagnosticadas com o vírus no Estado, elevando o total de casos confirmados para 603 até o dia 19 de dezembro. Este aumento expressivo na segunda metade do mês já ultrapassou os registros de novembro, quando foram notificados 500 casos de Covid-19, representando uma taxa de crescimento de 20,6%.

Em meio a esse cenário, o secretário de Saúde do Estado, Pedro Pascoal, destacou a importância da vacinação, afirmando que a Covid-19 tornou-se semelhante a uma gripe para aqueles que estão vacinados. No entanto, ressalta que os novos casos são predominantemente de pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto.

Além do aumento nos casos de Covid-19, o Acre enfrenta desafios adicionais com o registro em ascensão de síndromes gripais. Até a terça-feira, 26, foram contabilizados 730 novos casos da doença, evidenciando um aumento de 103 casos em apenas seis dias. Até o dia 19 deste mês, o Estado havia registrado 627 casos da síndrome.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC se reúne com órgãos de fiscalização e autoescolas para debater segurança viária em Rio Branco

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, promoveu na manhã desta quarta-feira (15) uma reunião com os órgãos de trânsito e centros de formação de condutores para discutir medidas para coibir infrações e reduzir o número de vítimas no trânsito, em Rio Branco.

O encontro, que ocorre no Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, teve a participação de representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) e autoescolas da capital.

A reunião é parte de um procedimento instaurado pelo MPAC que visa apurar a efetividade das políticas de segurança viária no município de Rio Branco e oficiou os órgãos competentes para apresentarem dados sobre o total de acidentes, cronogramas de ações e campanhas educativas.

O promotor de Justiça Rodrigo Curti destacou que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos os atores envolvidos e que, apesar da divulgação recente de dados que indicam uma queda nos números de mortes no trânsito, acidentes com vítimas não fatais são corriqueiros e a sensação de insegurança persiste.

“Infrações como estacionar em vagas de deficientes e idosos, desrespeitar faixas de pedestres, invadir calçadas, ultrapassar sinais vermelhos e dirigir veículos sob a influência de álcool são frequentes. As consequências da imprudência no trânsito resultam muitas vezes em acidentes graves que consomem leitos de UTI e recursos financeiros preciosos da Saúde, impactando o atendimento a pacientes de outras comorbidades”, destacou.

Na ocasião, o promotor reforçou que o MPAC defende a implementação da fiscalização eletrônica em Rio Branco, como forma de coibir infrações e garantir maior segurança nas ruas. Ele também enfatizou o papel das autoescolas na formação de condutores mais responsáveis e conscientes das leis de trânsito.

A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, afirmou que a fiscalização é primordial para prevenir acidentes e que as instituições devem se unir para ressaltar a importância da atuação dos agentes de trânsito.

“É preciso que todos falem sobre a importância da fiscalização, para que isso não recaia somente sobre os órgãos de fiscalização, porque há uma parcela da sociedade que nos vê como entidades perseguidoras, e na realidade nosso objetivo é reduzir os acidentes de trânsito”, afirmou a presidente.

Ainda durante a reunião, foi apresentado pela Prefeitura de Rio Branco o programa “De olho no Trânsito”, uma ferramenta que utiliza câmeras de monitoramento para auxiliar na fiscalização do trânsito. O programa, que já está em funcionamento em 12 pontos da capital, deve contribuir para a identificação de infrações e já vem auxiliando na distribuição estratégica dos agentes de trânsito nas vias mais congestionadas.

Fotos: Jean Oliveira

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para 7º Seminário da Defensoria Pública do Acre se iniciam nesta quarta

Publicado

em

Por

A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), por meio da Escola Superior (Esdpac), realiza nos próximos dias 22 e 23 de maio, o 7º Seminário da DPE/AC. As inscrições começam nesta quarta-feira, 15, no Portal da Esdpac, e se encerram no dia 22, às 18h.

Direcionado a toda a comunidade acadêmica, jurídica e civil, este ano o evento será realizado no auditório do Centro Universitário Estácio Unimeta (Estrada Alberto Tôrres, 947 – Bairro da Paz), em Rio Branco. Quem participar das palestras receberá certificado de 6 horas.

Participantes receberão certificado de 6 horas. Foto: Arquivo/DPE

O 7º seminário faz alusão ao Maio Verde, campanha que celebra o Dia Nacional da Defensoria e também da Defensora e do Defensor Público.

A palestra inaugural, no dia 22, será realizada pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lobo, abordando o tema “Atuação da defensoria no processo eleitoral e as múltiplas faces da violência contra a mulher na política”. Em seguida, a subdefensora pública institucional do Rio de Janeiro, Cintia Guedes, palestrará sobre “O direito ao cuidado e suas repercussões na área de família e criminal”.

No dia 23, o seminário continuará, com a presença do ex-defensor público do Alagoas, Nestor Távora, que discorrerá sobre “Sistemas e reformas do Processo Penal”. A defensora pública do Ceará, Lara Teles,  trará o tema “Prova testemunhal e audiência criminal” para o seminário.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretaria Municipal de Saúde de Epitaciolândia juntamente com o COREN promovem café da manhã em alusão a semana da enfermagem

Publicado

em

Em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no último dia 12 de maio, e ao Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, celebrado no próximo dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde de Epitaciolândia através do COREN-Acre em nome do Presidente, Adailton Cruz, realizaram uma Atividade em comemoração a Semana da Enfermagem e promoveram um café da manhã em alusão a “Semana da Enfermagem”, na manhã desta quarta-feira (15).

O café da manhã especial aconteceu na sede da Secretaria de saúde e Contou com a presença do prefeito Sérgio Lopes acompanhado da Secretária Municipal,de Saúde Jessica Morais, coordenadores, enfermeiros, técnicos em enfermagem, ACSs, Agentes de Combate a endemias e servidores.

Na ocasião o prefeito Sérgio Lopes recebeu a homenagem em nome de toda a Classe, pela valorização e por ter sido o primeiro prefeito a pagar o piso a Classe no Estado do Acre e toda região norte. Foram homenageados também a Enfermeira Solange e a Técnica de enfermagem Fátima, representando toda a Classe da Enfermagem por mais de 10 anos que exercem a Profissão da Enfermagem no Município.

O prefeito ressaltou a importância dos serviços de enfermagem para a população em geral.

“Certamente, a enfermagem é uma força para a saúde pública em Epitaciolândia. Parabéns a todos os profissionais do setor, pela dedicação ao trabalho. Vocês fazem a diferença”, pontuou o prefeito Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo