Cotidiano
Acre registra 51 mortes pela covid-19 em seis dias e associações ligadas às funerárias alertam para colapso no sistema no País
No Acre, ainda não há registro da falta de caixões para realizar os sepultamentos. Entretanto, como o sistema funerário é interligado, a nota deve ser considerada.
Em seis dias, o Acre registrou uma média de 8,5 mortes causadas pela covid-19. Do último domingo (28) até ontem, sexta-feira (2), foram confirmados 51 óbitos pela doença. Os números assustam.
Os dias com maiores registros foram terça-feira,13 mortes; quarta-feira, 9; e sexta-feira 11 confirmações. O domingo registrou 5 óbitos. Segunda e quinta, 6 e 7 respectivamente. Para fechar essa conta triste de vidas perdidas ainda não foram contabilizadas as confirmadas hoje, dia 3 de abril. O boletim deve ser divulgado no final da tarde.
Diante de todo esse cenário assustador, as associações do setor funerário no País emitiram esta semana uma nota conjunta alertando para a necessidade do uso racional de urnas funerárias. De acordo com o documento assinado Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário e de Administradores de Planos de Assistência (ABREDIF) e a Associação dos Fabricantes de Urnas do Brasil (AFUB), é preciso planejamento neste momento para que compras além do necessário sejam feitas pelas funerárias nos estados e assim provoque o colapso do sistema.
Outra orientação para os proprietários do setor é que não façam pedidos de urnas especiais, no popular, mais “pomposas”. Isso porque esses pedidos mais detalhados atrapalham a linha de produção. A ideia é buscar um padrão de urna simples, que acelere a produção e evite assim o colapso.
Os dados revelados pelas associações não é nada animador para os próximos 90 dias. “Nosso setor precisa estar preparado para realizar nos próximos 90 dias, 500.000 atendimentos funerários. Esta é a estimativa que poderá ser alcançada segundo os especialistas que estão estudando a evolução do número de óbitos.
Os fabricantes conseguem produzir, com muito esforço, algo em torno de 390 a 400 mil urnas neste período. Teremos que usar grande parte, em alguns casos, até o limite, o nosso estoque regulador. Todas nossas compras precisam ser planejadas para que não sobre em uma região e falte em outra. Ninguém deve comprar além da necessidade, nem ter menos que o necessário. A palavra de ordem é: planejamento”, afirmam.
No Acre, ainda não há registro da falta de caixões para realizar os sepultamentos. Entretanto, como o sistema funerário é interligado, a nota deve ser considerada.
Comentários

Cotidiano
Liliane Amaral e Alexandre Pinto são campeões da temporada 23

Foto arquivo pessoal: Alexandre Pinto dominou as trilhas acreanas na temporada
Liliane Amaral, no feminino, e Alexandre Pinto, no masculino, conquistaram nesse domingo, 1º, na trilha do Gromico, na BR 364, o título do Campeonato Estadual de Mountain Bike 2023 na categoria Elite.
“Fechamos a temporada com um grande desafio e uma linda trilha. Tivemos um 2023 fantástico e isso aumenta a nossa responsabilidade para 2024”, declarou o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques.
87 atletas
O Campeonato Estadual foi realizado em cinco etapas e 87 atletas estiveram nas disputas na trilha do Gromico.
“Os ciclistas estiveram sempre presentes em todos os desafios e isso é importante para o crescimento do esporte”, comentou o presidente.
Outros campeões
Ronis Bento (Master A)
Marivaldo Pires (Master B1)
Evandro Cordeiro (Master B2)
Cerles Smerdel (Master C)
Antônio Jacaré (Master D)
Henrique Carreta (Superação)
Elena Maciel (Master feminino)
Angelina Freitas (Iniciante feminino)
José Sávio (Iniciante masculino)
Mauro Henrique (Júnior masculino)
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Andirá recebe propostas de parcerias para 2024

Foto Manoel Façanha: Andirá não conseguiu avançar para disputa do título em 2023
O presidente do Andirá, professor Afonso Alves, revelou ter recebido propostas de parcerias para a temporada de 2024. O Morcego é um dos clubes confirmados na disputa do Campeonato Estadual.
“O Andirá está aberto para negociações, mas não vamos aceitar o clube ser usado. A proposta precisa ser séria e boa para todos os envolvidos. Não vamos alugar o clube para ninguém”, declarou Afonso Alves.
Sem data
Segundo Afonso Alves, o Andirá ainda não tem uma data definida para iniciar os treinamentos visando o Estadual.
“Vamos esperar a reunião na federação para sabermos qual será a previsão para o início da competição. Iremos trabalhar dentro das nossas possibilidades”, afirmou o presidente.
Valorizar a base
De acordo com Afonso Alves, o Morcego vai valorizar os garotos da base na próxima temporada.
“O Andirá não ganha nada com esse trabalho de base, mas existe a parte social. Isso deveria ter uma valorização”, comentou o dirigente.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura realizou neste sábado, 30, a final do Campeonato de Futebol Antônio da Silva de Oliveira (Padim)
A Prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, realizou neste sábado, 30, a final do Campeonato de Futebol Antônio da Silva de Oliveira (Padim), foram mais de dois meses de competições com a participação de 15 equipes, cerca de 300 desportistas participaram do evento.
O jogo da grande final aconteceu no Estádio Antônio Araújo Lopes, terminou com a equipe do Real Padim vencendo por 1×0 a equipe do América em tempo normal, a torcida compareceu em massa para prestigiar a final e incentivar os seus times.
Após o encerramento do jogo, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes fez a entrega das premiações com medalhas, troféus e premiação em dinheiro, sendo que o vice-campeão além de troféu e medalhas recebeu um cheque no valor de R$ 3 mil reais, e, o grande campeão 2023 recebeu o troféu de 1º Lugar, Medalhas e a quantia de 4 mil reais, ainda foi entregue troféus para o melhor goleiro e o artilheiro da competição.
No jogo preliminar teve o confronto das seleções feminina de Xapuri vs Epitaciolândia, a equipe Xapuriense saiu vencedora do amistoso.
Comentários
-
Extra5 horas atrás
Tragédia em avenida de Brasiléia: Ciclista idoso é atropelado por ônibus e morre no hospital
-
Acre2 dias atrás
Grave acidente de trânsito na Estrada Cobija/Porvenir deixa duas vítima Fatais e feridos
-
Geral11 horas atrás
Jovem desaparece em cachoeira frequentada por inúmeras famílias no Rio Acre
-
Acre12 horas atrás
Polícia civil de Brasiléia devolve motos furtadas à Bolívia que foram capturadas pelo GEFRON e GIRO
-
Flash9 horas atrás
Criança de 8 anos tem partes íntimas dilaceradas ao ser estuprada pelo primo no Acre
-
Acre2 dias atrás
Pai e filha ficam gravemente feridos em colisão entre carro e moto na zona rural de Rio Branco
-
Geral2 dias atrás
“Amigos” se estranham durante bebedeira que quase termina em morte em Rio Branco
-
Flash1 dia atrás
Criminoso rouba veículo, sofre perseguição policial e acaba capotando o veículo na Capital do Acre