fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Acre recebeu mais de 70 mil declarações do IRPF até o momento 

Publicado

em

IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019

O prazo de entrega termina às 23h59m do dia 31 de maio. 

A Receita Federal informa que até às 15 horas desta terça-feira, 16, foram entregues 72.887 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023, ano-base 2022 em todo o estado do Acre. A expectativa é de que cerca de 103 mil declarações sejam entregues até o fim do prazo.

Na 2ª Região Fiscal, que é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, foram entregues 1.264.178 declarações.

Como declarar o IRPF 

A declaração do IRPF pode ser elaborada de três maneiras:

  • Declaração online: diretamente pelo Portal e-CAC, na opção “Meu Imposto de Renda”. Para acessar, é preciso de uma conta gov.br com nível prata ou ouro. Essa é uma opção de preenchimento fácil e traz vantagens como a importação de informações do ano anterior e a declaração pré-preenchida;

  • Celular ou tablet: através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível nas lojas Google Play (Android) ou App Store (iOS);

  • Programa Gerador de Declaração: o programa é completo, possibilita a importação de informações de declarações auxiliares e pode ser utilizado por qualquer pessoa. Basta possuir acesso à internet para poder baixar e enviar a declaração.

Declaração Pré-Preenchida 

Uma novidade na declaração do Imposto de Renda deste ano é a Declaração Pré-Preenchida, disponível para contribuintes que possuem nível prata ou ouro na conta gov.br e em todas as opções de preenchimento.

O contribuinte inicia com a declaração preenchida com diversas informações já prestadas à Receita Federal por outras fontes. Cabe ao cidadão apenas verificar as informações, corrigindo eventuais distorções e complementando, se necessário.

Pode ser utilizada pelo próprio contribuinte, por procurador de Pessoa Física ou Jurídica do contribuinte (com procuração eletrônica) e por pessoa autorizada pelo contribuinte (nova funcionalidade “Autorização de acesso”), disponível no Meu Imposto de Renda (app e on-line).

Quem inicia com a pré-preenchida tem prioridade na hora de receber a restituição.

Restituição 

A Receita Federal manterá o cronograma de pagamento das restituições em cinco lotes e o início da devolução para o mesmo mês do término do prazo de entrega:

  • 1º lote, em 31 de maio de 2023

  • 2º lote, em 30 de junho de 2023

  • 3º lote, em 31 de julho de 2023

  • 4º lote, em 31 de agosto de 2023

  • 5º lote, em 29 de setembro de 2023

As restituições serão priorizadas pela data de entrega da DIRPF. Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento da restituição:

  • 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos

  • Portadores de deficiência física ou moléstia grave

  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério

  • Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX

Multa por atraso 

A Receita Federal cobra multa de quem está obrigado a entregar a declaração não fizer até o fim do prazo. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. Você terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com os respectivos juros, do valor do imposto a ser restituído.  

Comentários

Continue lendo

Extra

TJ mantém decisão de 1º grau e ex-sargento Erisson Neri vai a júri popular

Publicado

em

Ex-Sargento da Polícia Militar do Acre, Erisson de Melo Nery – Foto: arquivo pessoal.

Em novembro do ano passado, o ex-sargento PM Erisson Nery foi pronunciado para responder em júri popular, pela morte do adolescente Fernando de Jesus, de 13 anos. Mas, a defesa recorreu contra a decisão da 1ª Vara do Tribunal do Júri.

No recurso, o advogado Carlos Vinicius, alegou que o então militar, agiu em legitima defesa. “O menor estava na casa do Nery, armado e foi na direção dele. Ele agiu em legitima defesa ao atirar no adolescente” disse o advogado.

O recurso em sentido estrito contra a decisão de pronúncia seria julgado nesta segunda-feira, dia 13, mas não foi conhecido pelos desembargadores que compõem a Câmara Criminal do TJAC.

Carlos Vinicius disse ainda que vai voltar a questionar a sentença junto ao Tribunal de Justiça do Estado.

Erisson Nery foi pronunciado para ir a júri popular por homicídio qualificado e por alteração da cena do crime.

Consta na denúncia do Ministério Público do Acre, que os fatos ocorreram em 2017, quando a casa do ex-militar foi invadida por desconhecidos.

Durante o furto, o adolescente Fernando de Jesus, acabou morto a tiros por Erisson Nery.

O advogado disse ainda que, se o recurso for negado pela Câmara Criminal vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília/DF.

Comentários

Continue lendo

Extra

Acidente fatal: Choque entre moto e utilitário na BR 317 registra morte de mulher

Publicado

em

Imagens de Jhonys David – Ceará

As informações ainda estão sendo coletadas, mas, dão conta de um acidente entre uma moto modelo Honda/POP, placa NXS 1341 e um utilitário VW/Saveiro, de cor vermelha, que resultou na morte de uma mulher que estava pilotando a motocicleta.

A acidente ocorreu no km 5 da BR 317 (Estrada do Pacífico) onde tem acesso ao Ramal do Esperança. Um vídeo feito por celular no local dá conta que o condutor do utilitário teria se evadido do local, indo rumo ao município de Assis Brasil.

Vítima, identificada como Rizomar, tinha 50 anos e era funcionário da área da saúde de Brasiléia.

As primeiras informações dão conta que, a vítima identificada como Rizomar Moura de Oliveira, de 50 anos, trafegava na moto sentido cidade, quando teria tentado acessar o ramal. No exato momento, o veículo que ia sentido zona rural não teria tido tempo de desviar e colidiu frontalmente contra a moto.

Com o impacto, Rizomar sofreu várias fraturas pelo corpo sendo arrastadas por alguns metros até ficar fora da estrada, falecendo logo em seguida. O motorista, talvez assustado com o atropelamento, se evadiu do local deixando a cena do trágico acidente.

Autoridades da Polícia Civil, Militar, Bombeiros e PRF, além de equipe de socorristas do SAMU, teriam sido acionados até o local para buscar informações sobre o acidente fatal. Uma equipe do Instituto Médico Legal – IML, juntamente com o rabecão também se deslocaram para o local.

A vítima, era funcionária de carreira do Município de Brasiléia, lotada na área da saúde, atuando como Agente Comunitário de Saúde – ACS. A Prefeitura ao saber da tragédia, se manifestou por meio de Nota de Falecimento.

O caso será investigado pela Polícia Rodoviária Federal – PRF, que irá ouvir testemunhas e preparar um laudo nos próximos dias. Já as autoridades locais tentarão localizar o motorista ou, que o mesmo se apresente nas próximas horas.

O corpo foi retirado do local pela equipe do IML.

VEJA VÍDEO ABAIXO

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil do Acre realiza incineração de drogas na região do Alto Acre

Publicado

em

Neste sábado (11), a Polícia Civil do Acre, por meio das Delegacias de Epitaciolândia e Brasileia, realizou a incineração de drogas apreendidas na região do Alto Acre. No total, foram destruídos cerca de 100 quilos de drogas, entre cocaína e maconha.

O entorpecente incinerado corresponde a diversas apreensões efetuadas pela Polícia Civil e outras forças de segurança que atuam nos municípios de Epitaciolândia e Brasileia, em diversas ações policiais.

O procedimento de incineração ocorreu em fornos de uma empresa localizada na cidade de Brasileia, e foi devidamente acompanhado por representantes do Ministério Público e da Vigilância Sanitária.

Conforme o Delegado de Polícia Civil, Dr. Eustáquio Nomerg Ferreira, titular da Delegacia Geral de Epitaciolândia, a incineração das drogas é uma etapa fundamental no processo de combate ao tráfico e consumo de entorpecentes, pois possibilita retirar de forma definitiva das ruas material ilícito, diminuindo o poder das facções criminosas e contribuindo para uma maior sensação de segurança da comunidade.

A droga apreendida é liberada para incineração após passar pela perícia oficial e depois de autorização judicial para a queima.

Comentários

Continue lendo