Acre recebe mais de seis mil doses de vacina contra a Covid-19 para crianças de 3 a 4 anos

Cobertura desse público-alvo está em pouco mais de 7%, segundo o PNI estadual. Meta é imunizar mais de 30,2 mil crianças, mas até esta quinta-feira (29), somente 2,1 mil receberam a primeira dose.

O Acre recebeu 6.010 doses de CoronaVac destinadas à imunização contra a Covid-19 em crianças de 3 anos a menores de 5 anos. Os imunizantes são distribuídos pelo Ministério da Saúde.

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, cerca de 520 milhões de doses foram enviadas aos estados e ao Distrito Federal, segundo dados do MS. Os imunizantes são distribuídos de acordo com a solicitação realizada no Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES) pelas Secretarias Estaduais de Saúde, que devem se responsabilizar por direcionar os quantitativos adequados aos municípios.

Conforme o Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI-AC), o estado acreano já recebeu mais de 1,8 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 desde o início da campanha, em 2021. Esse quantitativo é dividido entre os municípios e direcionado ao público-alvo.

Com relação ao público de 3 a 4 anos de idade, a meta é imunizar 30.284 crianças em todo o estado. Se considerar a faixa etária de 3 a 5 anos, o número vai para 51 mil crianças. Na capital, são mais de 19 mil crianças a serem imunizadas.

Cobertura vacinal de crianças é baixa

Dados do PNI estadual mostram que somente 2.176 crianças entre 3 e 4 anos foram imunizadas com a primeira dose da vacina. Esse número representa apenas 7,2% do público-alvo.

Com relação à segunda dose, o índice de cobertura é ainda mais preocupante. Somente 0,5% foram vacinadas, com um total de 157 crianças.

O uso do imunizante para este público foi aprovado pela Agência da Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendado pelo MS em julho deste ano. A dose é a mesma já liberada para crianças a partir dos 6 anos.

A decisão foi tomada após a análise de um pedido apresentado pelo Instituto Butantan em 11 de março deste ano. O esquema vacinal para crianças a partir de 3 anos é o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma já aplicada na população em geral.

Ao todo, o Acre já aplicou 1.622.809 doses de vacina contra a Covid-19 até esta quinta-feira (29), desde o início da campanha. Desse total, 679.667 são referente à 1ª dose, 564.903 de 2ª dose, 13.552 de dose única. Além disso, 273.433 são de dose de reforço, 68.047 receberam a 2ª dose de reforço.

A gerente do Programa Nacional de Imunização do Estado, Renata Quiles alerta que, embora os números de casos e óbitos por Covid-19 tenham caído expressivamente, a doença ainda está em circulação e, por isso, a importância da imunização.

“O vírus precisa de umidade para sobreviver e se reproduzir. Quando o inverno amazônico chegar será o período ideal para novos casos começarem a surgir e com mais agressividade, uma vez que o vírus teve tempo para descansar e ganhar força, e ele vai procurar as pessoas que não estão vacinadas ou que foram vacinadas há muito tempo, mas que a proteção da vacina já expirou. Portanto, é preciso compreender que a vacina não resolve na hora da emergência, a vacina é prevenção, ela deve ser recebida antes do caos, para que seu corpo tenha um tempo para desenvolver a proteção”, alertou.

Veja os casos novos registrados mês a mês no Acre

Janeiro de 2021 a junho de 2022

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre