Acre poderá registrar recorde de aumento na temperatura em 2016 por causa do El Niño

Ton Lindoso

Nos últimos dias, sites de notícias repercutiram a informação de que as temperaturas, na região da Amazônia Legal, devem aumentar. O motivo é o fenômeno denominado El Niño. No Acre, em 2016, pode ser registrado outro recorde de aumento na temperatura do início de ano.

De acordo com dados divulgados pela NASA, até o momento, o ano mais quente desde 1880, quando as medições globais começaram a ser feitas, foi 2015.

Em declaração a imprensa, a diretora técnica do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Vera Reis, afirma que o estado sofrerá uma intensificação na circulação atmosférica. “O Acre continua sob o efeito do El Niño. Na porção oeste e sul da Amazônia Legal, onde está o estado, as condições vão da neutralidade a uma ligeira intensificação na circulação atmosférica”.

Sobre o El Niño

De acordo com definições da web, os fenômenos El Niño são alterações significativas de curta duração (15 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima.

Estes eventos modificam um sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano chamado Oscilação Sul e, por essa razão, são referidos muitas vezes como OSEN (Oscilação Sul-El Niño). Seu papel no aquecimento e global é uma área de intensa pesquisa, ainda sem um consenso.

Informações Notícias do Acre e Portal Amazônia

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima